Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa "Você mais saudável", da TV Assembleia, discute doenças reumáticas

08 de Setembro de 2010 às 15:46

A TV Assembleia exibe, na próxima segunda-feira, 13, um quadro que esclarecerá dúvidas sobre doenças reumáticas. O quadro, que faz parte do programa “Você mais saudável”, teve como participação o médico especialista em doenças reumáticas, doutor Antônio Carlos Ximenes.

O médico explica que é um erro dizer que o paciente tem simplesmente “reumatismo”, isso porque este é um termo leigo, já que o correto é dizer qual doença reumática, em um sistema de mais de 130 delas, o paciente apresenta.

“O termo reuma significa aquilo que corre, que flui, enquanto ismo é aquilo que atrai. E neste universo é possível diagnosticar o paciente com o tipo específico de doença reumática”, explicou Dr. Antônio Carlos.

Causas

De acordo com o médico, várias são as causas que possibilitam uma crise reumática. Existem as causas infecciosas provocadas por bactérias, as causas metabólicas provocadas pela má alimentação, o que desregula a produção de ácido úrico, o causador da popular “Gota”, as causas de fibromialgia, que geralmente são reflexo de noites mal dormidas, alteração de humor e estresse. A alteração do sistema imunológico após os 65 anos também podem gerar desgaste nas articulações e biomecânica do corpo.

“Apesar das causas estarem divididas nestes grupos, as doenças reumáticas não são doenças de ‘velho’, como costumam dizer, já que é cada vez mais comum crianças e adolescentes apresentarem o quadro”, ressaltou o doutor.

Tratamento

Segundo doutor Antônio Carlos, as doenças reumáticas alcançam de 10% a 15% da população, e o principal sintoma é dor nas articulações. “Além das dores, existem vários outros sintomas que indicam um quadro reumático, como inchaço nas articulações, região quente e vermelha, o que caracteriza uma artrite, febre, anemia e até a perda do rim.”

O tratamento para uma doença reumática que atinge o sistema conjuntivo consiste em duas etapas. “A primeira etapa é o diagnóstico correto, ou seja, saber exatamente qual doença reumática ataca o paciente. A segunda é aplicar a prevenção secundária, isto é, tomar todo tipo de precaução para que o quadro reumático não volte a se manifestar”, detalhou o médico.

Na maioria dos casos, o paciente é conduzido a tomar anti-inflamatório durante um bom período e medicamentos bloqueadores que interferem diretamente no sistema imunológico. “É preciso que o paciente tenha um acompanhamento médico constante”, enfatizou Antônio Carlos.

Doutor Antônio Carlos também é presidente da Liga Pan-Americana das Doenças Reumáticas. Mais detalhes podem ser encontrados em www.panlar.com.br e também no programa você mais saudável que será apresentado a partir das seis horas.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.