Ícone alego digital Ícone alego digital

"Cerrado é o berço das águas e merece proteção especial", diz Vanuza Valadares

16 de Setembro de 2010 às 10:45

O Governo Federal lançou nesta quarta-feira, 15, em Brasília, um plano de ações para o Cerrado, com o objetivo de alcançar, até 2020, resultados na proteção do bioma. A meta é ampliar a fiscalização, reduzir o desmatamento e evitar queimadas.

Para a presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputada Vanuza Valadares (PSC), a criação deste plano de ações é de extrema importância. “O Cerrado é o berço das águas e merece uma proteção especial”.


A parlamentar também ressalta a necessidade de fazer um trabalho de conscientização com o pequeno produtor. “Tenho convicção que a iniciativa do Governo Federal vai ajudar muito na preservação do nosso bioma. Porém, é bom nos lembrarmos do homem do campo que comete equívocos prejudiciais à natureza, muitas vezes por falta de conhecimento, e que são punidos sem saberem o porquê”, disse.

Responsável por 5% de toda biodiversidade do planeta, o Cerrado é uma das savanas mais ricas do mundo e ocupa 24% do território nacional. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o bioma já tem 49% de sua cobertura vegetal original destruída.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.