Helio de Sousa defende parcelamento do Imposto de Renda em até nove vezes
Pode ser votado ainda este ano, no Plenário do Senado Federal, projeto de lei de autoria do senador Raimundo Colombo (DEM-SC), que altera o parcelamento para o pagamento do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
De acordo com a matéria, o contribuinte poderá optar por parcelar o saldo do Imposto de Renda a pagar em até nove quotas iguais, mensais e sucessivas, sem a incidência de juros ou correção sobre cada prestação. A atual legislação prevê o parcelamento em até oito vezes, com juros e correção, a depender do valor a ser pago. A proposta estabelece ainda que as parcelas vençam sempre no último dia útil de cada mês.
Para o presidente da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa (DEM), a proposta é interessante e oferece maior justiça no pagamento do imposto de renda. “As dificuldades financeiras sempre existem e um projeto que torna possível o pagamento dentro da realidade de um orçamento mensal é bem-vindo”, disse.
Helio de Sousa afirma que o contribuinte brasileiro “apresenta geralmente muitas dificuldades para pagar as prestações do IRPF e que a aprovação da matéria facilitaria muito a vida e as finanças das famílias goianas”, concluiu.