Ícone alego digital Ícone alego digital

CCJ pode aprovar 37 projetos parlamentares nesta terça-feira

19 de Outubro de 2010 às 09:26
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa (CCJ) tem reunião agendada para esta terça-feira, 19, às 14 horas na Sala Solon Amaral. A pauta da reunião da Comissão traz 37 projetos aptos à votação e 7 para serem distribuídos para relatoria parlamentar.

Uma das propostas aptas a votação é a de nº 1.983/10, de autoria do deputado Luis Cesar Bueno (PT), que cria em Goiás política de fomento ao turismo rural. O deputado Wagner Guimarães (PMDB), relator da proposta, concedeu parecer favorável à matéria.

O objetivo da política é incentivar parcerias entre o Poder Público, as entidades privadas, organizações não governamentais, instituições de ensino e científicas, órgãos e instituições públicas nacionais e internacionais, além de resgatar e preservar os valores culturais e históricos do Estado e valorizar a atividade agropecuária e seus serviços, em harmonia com o meio ambiente.

Luis Cesar Bueno argumentou que o turismo rural é atividade relativamente nova, em Goiás e no Brasil. Sua regulamentação legal ainda carece de instrumentos adequados, gerando dificuldades para aqueles que pretendem dedicar-se à atividade, face à falta de devido amparo legal.

De autoria de Marlúcio Pereira (PTB) o projeto nº 1.907/10, dispõe sobre o tempo máximo de espera para a realização de procedimentos médicos nas unidades da rede pública de saúde. A matéria recebeu parecer favorável de seu relator, deputado Honor Cruvinel (PSDB), e está apta a votação.

Pelo projeto, as unidades da rede pública de saúde ficam obrigadas a realizar atendimento aos usuários respeitando um tempo máximo de espera, a contar do agendamento. Os prazos previstos são de 15 dias para exames médicos, 30 dias para consulta, 60 dias para cirurgias eletivas e 3 dias para consultas de idosos.

Entre os projetos a serem distribuídos para receberem relatoria parlamentar, está o de nº. 2.907/10, de autoria da deputada Isaura Lemos (PDT), que estabelece que todos os órgãos públicos, autarquias e empresas de economia mista em Goiás criem bibliotecas para uso de seus funcionários, dependentes e usuários.

De acordo com o projeto, para a criação da biblioteca, os seguintes critérios deverão ser obedecidos: os órgãos deverão ter no mínimo 150 funcionários, a aquisição de livros e equipamentos deverá ser feita através de doações e recursos próprios, os órgãos deverão celebrar convênio com universidades a fim de subsidiar os livros e equipamentos e deverá haver a promoção de campanha para informar sobre a importância do hábito de leitura.

A deputada justifica que a medida tem o objetivo de auxiliar e estimular o hábito da leitura, principalmente no meio do funcionalismo público. “O Brasil é um dos países com mais baixo índice de leitura, menos de dois livros por ano, conforme estudo da Associação Nacional das Livrarias”, disse.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.