Hildo do Candango
Representante de Águas Lindas, o empresário Hildo Candango (PTB) assume em fevereiro do ano que vem seu primeiro mandato como deputado estadual. Ele teve 24.269 votos, quase todos em Águas Lindas, que tem um eleitorado próximo de 60 mil.
Nascido em Condeúba (BA), no dia 6 de dezembro de 1970, o nome verdadeiro de Hildo é Osmarildo Alves de Sousa. Antes de se candidar a deputado nesta eleição, foi candidato a prefeito de Águas Lindas em 2008 pelo PSB, e perdeu a eleição por uma diferença de apenas 3 mil votos para Geraldo Messias (PP).
Hildo do Candango diz que teve certeza de que seria eleito em seu último comício, quando conseguiu reunir mais de 2 mil pessoas em Águas Lindas em plena quinta-feira à noite. "Ali, percebi o tamanho da minha candidatura, que foi pautada pela seriedade e enfrentou muitos desafios", afirmou.
Casado com Aleandra e pai de duas filhas, Hildo chegou ao Distrito Federal em 1976, na cidade satélite de Taguatinga, onde estudou e trabalhou como vendedor de sorvete, antes de virar estagiário na Caixa Econômica Federal. Ele diz que um dos feitos marcantes de sua vida foi, aos 18 anos, ter conseguido comprar um carro (um Fusca ano 1973) e ter começado a trabalhar na Câmara dos Deputados em Brasília, onde seu interesse pela política partidária foi despertado. Ao mesmo tempo em que era assessor parlamentar, tocou sua vida vendendo e comprando veículos usados e fazendo o transporte de materiais para construção.
Em 1996, na recém-fundada Águas Lindas de Goiás, comprou a mercearia Candango e se estabeleceu como empresário ali desde o início, até ser candidato a prefeito na cidade em 2008 e, agora, ser eleito deputado estadual.
Sua meta, como deputado, é exigir do governador a retomada imediata das obras do Hospital Regional de Águas Lindas, que terá capacidade para mais de 120 leitos. Ele quer também a implantação do Centro de Atendimento Especializado à Mulher, a reestruturação do Hospital Municipal Bom Jesus e a implantação de farmácias de baixo custo, já existentes em outras cidades.