Ícone alego digital Ícone alego digital

"Propostas sobre drogas no Brasil são retrógradas", diz especialista

10 de Novembro de 2010 às 12:38

O médico Lourival Belém Júnior é o último palestrante deste segundo dia de debates do “Seminário em Direitos Humanos: Conjuntura e Perspectivas”. Como os dois palestrantes anteriores do dia, Lourival aborda assuntos relacionados às drogas na sociedade.

Segundo o médico, existem várias experiências que podem nortear o caminho a ser tomado como projeto pelo avanço da questão “A discussão sobre drogas está em um nível pobre. Por isso, discussões como essas são importantes para desmistificar a ideia conservadora das drogas, vistas como uma doença ou crime. Precisamos lidar com todas as dimensões de forma democrática para saber lidar com o usuário.”

De acordo com Lourival, é preciso escolher entre a criminalização ou pela regulamentação da questão. “Enquanto o mundo tende a desmistificar o assunto, no Brasil hoje temos propostas retrógradas que dizem exatamente o contrário”, destacou.

Lourival Belém Júnior é documentarista e médico (UFG-GO), especialista em psiquiatria, pós-graduado em Toxicomanias e Marginalidades pelo Centro Médico Marmottan em Paris e pelo Stanford Decide nos EUA, clínico desde 1984 e perito oficial desde 1988, com intensa participação nos movimentos de defesa dos direitos e da emancipação do homem, esteve presente na criação e/ou implementação de grande parte das instituições democráticas de cuidados em saúde mental em Goiás.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.