Homenagem
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás realizou, durante esta segunda-feira, 22, sessão especial itinerante em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O evento foi uma iniciativa do deputado Marlúcio Pereira (PTB) e aconteceu no Espaço Salão Goiano, na Praça Matriz da cidade de Professor Jamil.
Durante a solenidade receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta comenda do parlamento goiano, 43 personalidades ligadas à luta dos afrodescendentes em Goiás e no Brasil.
Compuseram a mesa da solenidade, presidindo a sessão, o deputado Marlúcio Pereira (PTB); a coordenadora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), Solange Coimbra Tameirão; e o prefeito do município de Professor Jamil, Ney Fábio Novaes.
Também fizeram parte da mesa o presidente da Câmara Municipal de Professor Jamil, vereador Fernando Dantas Bueno; o presidente da Câmara Municipal de Piracanjuba, vereador Marcilon Borges; e a secretária de políticas para a Mulher e Promoção da Igualdade Racial de Professor Jamil, Luzia Cristina do Carmo.
Em seu discurso, Marlúcio destacou a importância de se refletir a data. “Precisamos fazer um balanço de como está a realidade do negro hoje no Brasil, onde estamos, onde chegamos e que lutas precisam ser travadas em busca dos ideais”, analisou.
O parlamentar acredita que o desenvolvimento do País deve passar necessariamente pela ampliação das oportunidades. “Hoje sem dúvida precisamos comemorar, mas ainda vemos muito do velho filme, muitos ainda são discriminados. Infelizmente os afrodescendentes são os mais pobres, os que recebem pior educação e piores salários, e o Estado tem a obrigação de tratar a todos por igual, oferecendo oportunidades, sem qualquer tipo de discriminação, assim como dispõe nossa Carta Magna”, enfatizou.
Para o parlamentar, dentro deste cenário, é preciso citar um ícone, Martin Luther King. “Ele dizia: É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder. Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver”, lembrou o parlamentar.
Anterior à entrega das medalhas, os presentes na sessão especial tiveram a oportunidade de prestigiar a apresentação dos grupos Herança Afro e Os Jacksons. Ao fim da sessão foi servido um coquetel aos presentes.
O evento contou com a parceria do prefeito Ney Novaes (PP) e da secretária municipal de Política da Mulher e da Promoção Racial e presidente da Associação Quilombola, Luzia Cristina do Carmo.
Receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira:
Abner Barbosa de Moura
Adelaide Silva de Oliveira
Alice Maria da Silva
Alirio Elizeu Teixeira - Ex-Prefeito
Antonio Caetano
Aparecida Maria de Paula
Aylon Ferreira Serbetto
Cleuber Bauduino de Oliveira - Soldado PM
Edson Caetano dos Reis - 1° Sargento PM
Elias Barbosa
Elson Caetano dos Reis - Soldado PM
Ernane Bernadino Barbosa
Francisca Maximiana da Silva
Francisco Leônidas da Silva - Capitão PM
Irani Dias Teixeira
Jessé Gonçalves
Joelson Pontes Vieira
Jordelina Vicente da Silva
Jorge Luiz Mathias da Rocha
José Acácio Pereira de Oliveira - Soldado PM
José Montijo Simões
Jucene Estevão de Andrade - Vereador de Piracanjuba
Julio Honório de Paula
Juvenil de Souza Pereira - Soldado PM
Lucia Gonçalves Teixeira
Luzia Alexandrina Fonseca
Luzia Eleodora Teixeira
Magda Maria da Rocha
Márcio Jorge de Oliveira
Marcos Inácio Fonseca
Maria Adalgisa de Jesus
Maria Alexandrina de Oliveira
Maria Odília Lourenço
Moises Rodrigues de Oliveira
Mozair Antonio dos Reis
Neuza Cardoso dos Santos
Onezia Maria Pinheiro
Oriovaldo Cardoso Romero
Raimunda Edmundo Venceslenço
Reginaldo Araujo da Silva
Senhorinha Correia Menezes
Wenderson Marques dos Reis
Wilson Diniz Miranda