Bombeiros militares serão homenageados em sessão especial nesta segunda-feira, 6
No dia 17 de dezembro, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) comemorará 52 anos de institucionalização. Em homenagem à data e a esses profissionais, a Assembleia Legislativa promove nesta segunda-feira, 6, a partir das 20 horas, no Plenário Getulino Artiaga, sessão especial para entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
A iniciativa é do deputado Coronel Queiroz (PTB).
História
A história do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás iniciou-se em 5 de novembro de 1957, com o deslocamento de 11 militares para o Estado de Minas Gerais, com a finalidade de frequentarem um curso de Bombeiros.
Em 17 de dezembro de 1958, foi editada a Lei nº 2.400, que criava uma Companhia de Bombeiros. Pela Lei nº 5442, de 10 de novembro de 1964, a Companhia de Bombeiros passou a denominar-se Corpo de Bombeiros, com o efetivo de Batalhão. Em 14 de novembro de 1967, o Corpo de Bombeiros recebeu a estrutura de Batalhão. Com base na Lei nº 8125, de 18 de dezembro de 1976, foram criados alguns órgãos, como o Comando do Corpo de Bombeiros (CCB) e Grupamento de Incêndio (1ºGI).
Pela Constituição Estadual, promulgada em 5 de outubro de 1989, o Corpo de Bombeiros passou a constituir–se numa Corporação independente e autônoma, com as seguintes missões: a execução de atividades de defesa civil; a prevenção e o combate a incêndios e a situações de pânico, assim como ações de busca e salvamento de pessoas e bens; o desenvolvimento de atividades educativas relacionadas com a defesa civil e a prevenção de incêndio e pânico; e a análise de projetos e inspeção de instalações preventivas de proteção contra incêndio e pânico nas edificações, para fins de funcionamento.