Ícone alego digital Ícone alego digital

Maternidades estão obrigadas a instalarem câmeras de vídeo em berçários

15 de Dezembro de 2010 às 10:58
Está em vigência, em Goiás, a Lei nº 17.130/10, de autoria do deputado Marlúcio Pereira (PTB), que obriga a instalação de câmeras de vídeo em berçários e unidades de terapia intensiva neonatal localizados em maternidades públicas ou privadas.

De acordo com a Lei as câmeras devem funcionar ininterruptamente e as imagens captadas serão separadas por data e mantidas em arquivo por um prazo de até 30 dias. O descumprimento da Lei sujeita o infrator à advertência e posterior multa no valor de até R$ 5 mil. Em caso de reincidência o valor será duplicado.

A matéria foi publicada no "Diário Oficial" do Estado no dia 14 de setembro de 2010 e entrou em vigor 60 dias depois, em 14 de novembro de 2010. Para Marlúcio Pereira, a medida traz grandes benefícios à sociedade, ao proporcionar maior tranquilidade aos pacientes e familiares usuários dos sistemas de saúde.

“Sabemos que existe descuido e negligência por parte de várias entidades que não têm sequer o controle de entrada e saída de seus funcionários. Esta realidade vem trazendo sérias consequências às famílias que acabam sendo vítimas desse descaso, cujo ponto culminante é o sequestro e o desaparecimento de recém-nascidos”, ressaltou o parlamentar.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.