Cristóvão Tormin quer incluir Cavalhadas de Pirenópolis no calendário oficial do Estado
A festa das Cavalhadas de Pirenópolis, realizada anualmente por ocasião dos festejos em louvor ao Divino Espírito Santo, pode ser instituída no calendário oficial de eventos do Estado de Goiás. Isso é o que prevê projeto de Lei nº 2.005/10, do deputado Cristóvão Tormin (PTB), em tramitação na Assembleia.
Segundo o parlamentar, a matéria se faz importante, pois o evento é uma manifestação folclórica considerada a mais expressiva do País. “As Cavalhadas de Pirenópolis, que encenam batalhas medievais em honra do imperador e do Espírito Santo, é considerada uma das mais belas e expressivas de nosso Estado e do Brasil. Nosso projeto tem o objetivo de preservar e valorizar essa cultura”, afirmou autor do projeto.
Cristóvão Tormin ressaltou a história das Cavalhadas. “É uma encenação ao ar livre da batalha entre os mouros e os cristãos. No século VI, Carlos Magno, um guerreiro cristão, travou uma batalha épica que se tornou um símbolo da resistência e avanços da religião na luta por terras e novos fiéis. No Brasil esta festa foi introduzida, sob autorização da coroa portuguesa, com objetivo de catequizar os índios e escravos africanos.”
Para o deputado, o que mais motiva a população a manter viva a tradição é a beleza do espetáculo e o prazer pela montaria. “Os exércitos se apresentam ricamente ornados e com belíssimas coreografias. Um dos momentos mais emocionantes da abertura é a evocação ao Divino sob execução do seu hino pela banda de música”, ensinou o parlamentar.
A matéria já foi aprovada em primeira votação em Plenário. Para se tornar lei, ela terá que passar por mais uma votação e, posteriormente, receber a sanção do Governador do Estado.