Assembleia homenageia centenário da Igreja Assembleia de Deus
Por iniciativa do deputado Daniel Messac (PSDB), a Assembleia Legislativa promove na próxima segunda-feira, 20, a partir das 20 horas, no Plenário Getulino Artiaga, sessão especial em comemoração aos 100 anos da Igreja Assembleia de Deus no Brasil.
O parlamentar ressalta que essa é uma iniciativa para reconhecimento da instituição. "A Assembleia de Deus há um século continua, a cada dia, com a crescente seriedade e credibilidade. Esse é o momento para o Estado fazer publicamente o reconhecimento dos relevantes serviços espirituais e sociais prestados pela Assembleia, visto que a igreja contribui para o enfrentamento dos problemas", disse.
Confirmaram presença, o presidente nacional das Assembleia de Deus no Brasil, Bispo Manoel Ferreira; o presidente da Convenção das Assembleia de Deus de Goiás (Cadesgo), pastor Oídes José do Carmo; o presidente da Igreja do Ministério Fama pastor Abigail Carlos de Almeida;
Participam ainda da sessão especial o presidente da Igreja Ministério da Vila Nova, pastor Jorge Branco de Gouveia e o presidente e vice-presidente da Cadesgo Missão, pastor Domingos Jacinto e pastor André Moreira Júnior, respectivamente.
Na ocasião acontecerá, ainda, através dos Correios, lançamento e obliteração de um selo comemorativo ao centenário da Igreja. Também haverá apresentação do coral com a maestrina Elza de Almeida e da dupla Lázaro e Eduardo.
História
A Assembleia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará, em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos, trazendo a doutrina do batismo no Espírito Santo. A manifestação do fenômeno já vinha ocorrendo em várias reuniões de oração nos Estados Unidos e também de forma isolada em outros países.
A Assembleia de Deus no Brasil expandiu-se pelo estado do Pará, alcançou o Amazonas, propagou-se para o Nordeste e chegou ao Sudeste em 1922, através de famílias de retirantes do Pará. A partir de 1936, a igreja passou a ter maior colaboração das Assembleias de Deus dos Estados Unidos através dos missionários enviados ao país. Hoje, é considerada é uma denominação evangélica, sendo a maior do Brasil no ramo pentecostal e uma das maiores no mundo.