Aruanã
A cidade de Aruanã, distante 315 quilômetros de Goiânia, será sede de uma audiência pública sobre turismo na segunda-feira, 27, a partir das 14 horas. A iniciativa é do deputado Talles Barreto (PTB), presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa. A reunião terá lugar nas dependências do Sesi da cidade.
Segundo Talles Barreto, o objetivo é discutir as potencialidades do turismo não apenas em Aruanã, mas em todo o Vale do Rio Araguaia. "Queremos conhecer os problemas ambientais, questões estruturais, as potencialidades da região e também o efeito colateral do turismo, como a exploração sexual de adolescentes. Vamos aproximar ainda mais o Legislativo da população e, também, levantar informações que possam, posteriormente, ser convertidas em leis."
Para esta audiência, foram convidados os prefeitos dos municípios banhados pelo Rio Araguaia, vereadores e representantes do Ministério Público, Judiciário, associações comerciais e entidades ligadas a trabalhadores do turismo, como barqueiros, montadores de acampamentos e outros.
Foram ainda convidados os Batalhões Rodoviário e Ambiental da Polícia Militar, Goiás Turismo, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e ONGs que tratam de temas ligados à infância e à adolescência.
A atividade faz parte de um projeto de seminários sobre turismo, que serão desenvolvidos pela Comissão de Turismo da Assembleia também no segundo semestre. A intenção é promover outras audiências para tratar do tema na região da Serra da Mesa, Chapada dos Veadeiros, Sudoeste/Parque das Emas, e lagos da região Sul do Estado. As datas ainda serão discutidas pela Comissão no iníco de agosto.