Norte do Estado
Dando continuidade às visitas que está realizando nos conselhos tutelares de vários municípios, o deputado Carlos Antonio (PSC), presidente da Comissão da Criança e Adolescente, está percorrendo nesta segunda-feira, 12, conselhos tutelares do Norte de Goiás. Pela manhã, o parlamentar esteve em Mutunópolis e Amaralina, onde conversou com os reponsáveis pelos conselhos das duas cidades.
A principal reivindicação do Conselho Tutelar de Mutunópolis foi melhorar a forma de locomoção dos servidores do conselho para que eles possam melhorar o atendimento. Outra questão que o parlamentar se comprometeu verificar foi o caso de uma criança de oito anos, que está tendo problemas na escola. O deputado já conseguiu uma consulta com um psiquiatra uma vez que existe suspeita de que ela é hiperativa.
Mas de modo geral, Carlos Antonio ficou feliz com o que observou no Conselho Tutelar de Mutunópolis. “É uma condição que difere de muitos municípios. Aqui, o Conselho Tutelar tem uma boa condição de trabalho”, ressaltou. Além de um Uno, chamado de “Para Todos”, o Conselho Tutelar de Mutunópolis dispõe de um táxi Uno para chamadas de emergências. A estrutura física é boa, com sala para atendimento, com internet e serviço de copiadora funcionando a contento.
Carlos Antonio foi recebido no Conselho Tutelar pela presidente do órgão da prefeitura municipal, Odaves Martins Portilho de Andrade, e os conselheiros Elaine Cristina, Abadia Cândida de Oliveira, Luiz Carlos e Edilene.
Além de uma viatura, eles esperam que o deputado se empenhe para melhorar o salário da categoria, que é de um salário mínimo bruto. O Conselho Tutelar também vai montar projeto de sede própria, para que o deputado viabilize isso da melhor forma.
De Mutunópolis, a equipe da Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia seguiu para Amaralina, para visitar o conselho tutelar daquela cidade.
As visitas estão sendo feitas a convite dos próprios Conselhos, que fizeram a solicitação ao deputado durante audiência pública realizada na região Norte do Estado de Goiás.
O deputado Carlos Antonio (PSC) fez uma avaliação positiva da visita ao Conselho Tutelar de Amaralina que visitou ainda na manhã desta segunda-feira, 12. “Existe investimento por parte do município,há instalações adequadas, inclusive com uma sala de multiuso e até um mini telecentro à disposição de crianças e adolescentes do município”, ressaltou o presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa, que fez questão de cumprimentar o prefeito Dásio Marques Ferreira (PSDB), pela dedicação à criança e ao adolescente.
“Quem investe no conselho tutelar está investindo na criança e no adolescente”, justificou Carlos Antonio, que se empenhou em ajudar o prefeito na construção de uma sede própria para o conselho tutelar. “O prefeito já tem área adquirida e se comprometeu a fazer um projeto para a verificação de orçamento. Vamos conseguir a contrapartida do Estado, porque o governador Marconi Perillo (PSDB) nos garantiu que a cada R$ 1,00 investido na criança e no adolescente pelo município,ele investiria R$0,50”, enfatizou o deputado.
O Conselho Tutelar de Amaralina ainda oferece um curso básico de informática a crianças e adolescentes do município, inclusive coloca à disposição dos alunos os recursos da internet para fazer trabalhos escolares. Os conselheiros tutelares de Amaralina cobraram mobilização do deputado no sentido de melhorar o salário da categoria, que é de apenas um salário mínimo bruto.
Carlos Antonio foi recebido pelo prefeito Dásio Marques, e pelos conselheiros Leidiane Katrini Correia de Morais Antunes, presidente; Luzia Pereira da Silva, José Eustáquio Lemos, Valdete Marcílio e Antônio Francisco de Brito Filho, bem como pela professora de informática Edna Divina Honório.