Deputado petista quer regras para proteção a animais
Segue em tramitação na Assembleia Legislativa, tendo sido aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e encaminhado para a análise da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o projeto de lei nº 4.408/11, que dispõe sobre a proteção dos animais domésticos e domesticados no Estado de Goiás, estabelecendo normas para a defesa e a preservação desses animais. O autor da proposta é o deputado Mauro Rubem (PT).
Pelo projeto, entende-se como animais domésticos aqueles de convívio do ser humano, dele dependentes, e que não repelem o jugo humano. E por animais domesticados, aqueles de populações ou espécies advindas da seleção artificial imposta pelo homem, o qual alterou características presentes nas espécies silvestres originais.
A matéria traz uma série de proibições quanto ao trato a esses animais, como agressões, condições insalubres de vida, trabalhos excessivos, enclausuramento, exercícios excessivos, entre outros. E ainda regulamenta que os municípios devem manter programas permanentes de controle das zoonoses, através de vacinação e controle de reprodução de cães e gatos, além de ações educativas para propriedade ou guarda responsável.
Outro ponto tratado pelo projeto de lei é quanto aos animais utilizados para tração de veículo ou instrumentos agrícolas e industriais. Isso é permitido desde que os animais sejam somente equinos e/ou bovinos, e se obedeça sempre o estado das vias públicas, declives, peso e espécie de veículos. Normas de utilização nesses casos também estão especificadas na matéria.