Ícone alego digital Ícone alego digital

Instalação de varas criminais em Águas Lindas é tema do Programa Opinião

28 de Fevereiro de 2012 às 11:27

Águas Lindas de Goiás, município localizado no Entorno de Brasília, é considerado um dos mais violentos do País. No começo deste mês foram instaladas duas varas criminais na cidade, ação proposta através do projeto nº 3.328, de autoria do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) e que foi aprovado em segunda votação na Casa.

Para debater esse assunto no Programa Opinião da TV Assembleia, gravado na manhã desta terça-feira, 28, e mediado pela jornalista Luciana Martins, foram convidados o deputado Hildo do Candango (PTB) e o diretor do Fórum de Águas Lindas, juiz Luiz Flávio Navarro.

O parlamentar lembrou que representa o município de Águas Lindas na Casa, onde teve mais de 20 mil votos. Além disso, Hildo do Candango atuou como relator da matéria que modificou a estrutura do Judiciário goiano. “Sabendo da necessidade de criação das varas criminais, defendi o projeto e consegui conscientizar os colegas que apresentaram emendas. Por fim, a proposta foi aprovada na sua forma original.”

O projeto cria, além de duas varas criminais em Águas Lindas de Goiás, uma em cada um dos seguintes municípios: Cidade Ocidental, Cristalina, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

Segundo Luiz Flávio, a criação das comarcas vai influenciar a quantidade de processos, o dia a dia dos cidadãos e até a segurança durante a Copa do Mundo em 2014, já que Brasília é uma das cidades-sede. “Vai ajudar muito em relação a celeridade. Hoje temos uma média de 24 mil a 25 mil processos, sendo cerca de 5 mil só na área criminal. Para isso, já saiu o edital do concurso que vai suprir a necessidade de novas vagas”, informou o juiz.

Luiz Flávio acrescentou que lideram o histórico de crimes em Águas Lindas os roubos, depois os furtos, crimes domésticos e, em quarto lugar, o tráfico de drogas.

Para Hildo do Candango, não basta só julgar. Em seguida, o parlamentar contou a novidade, que será instalado um presídio no município com a capacidade para 300 vagas. “Existe hoje em Águas Lindas um presídio de estrutura defasada próximo à prefeitura com capacidade para 100 vagas. Graças ao empenho do Governo, vamos desafogar essa questão que é uma necessidade da cidade e dos municípios vizinhos.”

O programa Opinião vai ao ar nesta terça-feira, 28, às 19 horas pelo canal 8 da NET e pelo Portal da Assembleia.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.