Deputados acompanham comitiva portuguesa em visita ao Palácio das Esmeraldas
A Assembleia Legislativa, através da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Francisco Júnior (PSD), promoveu nesta quarta-feira, 11, no Palácio das Esmeraldas, encontro entre a comitiva de empresários portugueses e o vice-governador do Estado de Goiás, José Eliton de Figuerêdo Júnior (DEM). O presidente da Assembleia, deputado Jardel Sebba (PSDB), também esteve presente.
Em seu discurso, Francisco Júnior apresentou suas expectativas a curto, médio e longo prazos em relação à visita portuguesa. “Espero que aumentem as importações e exportações entre Brasil e Portugal, e que nossa relação comercial se intensifique. Em médio prazo, espero que possamos receber empresas portuguesas e também exportar as nossas. E, a longo prazo, acredito que a criatividade de ambos os países seja regada em uma relação de confiança sem limites”, disse.
O parlamentar destacou que a missão foi articulada em 2011, quando ele visitou uma feira de agronegócios em Portugal, que é considerada a maior da categoria realizada na Europa. “Esperava a adesão de dois ou três empresários e, hoje, temos aqui 11 grandes empresas e dois deputados da Assembleia da República Portuguesa mostrando grande interesse por parte do governo lusitano, além de uma representação do Sebrae português, e, ainda, a Associação Empresarial da Região de Santarém, a Nersant.”
A ideia inicial da comitiva, segundo Francisco Júnior, era estreitar relações no setor do agronegócio. “Porém, extrapolou. Então, hoje, temos um número expressivo de negócios sendo identificados na área do agronegócio, construção civil, tecnologia e turismo”, explicou.
O presidente da Assembleia lembrou que os laços que unem os dois países remontam das origens do Brasil, e propôs um novo descobrimento aos visitantes.
“É muito bom esse intercâmbio da região de Santarém, em Portugal, com a região de Goiás, no Brasil. Modéstia à parte, nós temos mais a oferecer a eles do que eles a nós. Eles estão conhecendo os potenciais da sexta maior economia do mundo, que possui força no coração do Brasil. Evidentemente, os aconselhei a conhecer vários lugares, mas que não deixassem de conhecer a cidade de Catalão, cidade em que nasci”, brincou.
Na oportunidade, o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Antenor Nogueira, apresentou a missão, funcionamento e estrutura do órgão, como também alguns potenciais do Estado.
“Apresentamos surpreendentes taxas de crescimento do PIB, que, segundo estimativas, devem superar a marca de R$ 100 bilhões nos próximos anos. Além disso, somos o único Estado brasileiro credenciado para exportar carne suína. Ocupamos posições privilegiadas em vários rankings nacionais, como a quarta na produção de grãos e de leite, e terceira na de açúcar. Também estamos fazendo um reconhecimento geográfico da produção dos pequenos produtores no Estado e criamos um programa de devolução de embalagens de agrotóxicos”, ressaltou Antenor.
Em sequência, foi apresentado aos portugueses o "Parque Tecnológico", pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad. “Ainda neste semestre, Goiás deve começar a edificar o primeiro parque tecnológico multissetorial do Centro-Oeste brasileiro, na cidade de Anápolis. É uma oportunidade de apresentar o Programa Goiano de Parques Tecnológicos, o PGTEC, aos portugueses, e, quem sabe, atrair investidores.”
Os parques tecnológicos consistem de empreendimentos que atraem, criam, incentivam e mantêm empresas de base tecnológica e instituições de pesquisa e desenvolvimento, visando à concretização de projetos de pesquisa e inovação em tecnologia.
Em seguida, os visitantes assistiram à palestra "Potencial Produtivo do Centro-Oeste", ministrada pelo vice-governador José Eliton. Ele iniciou a fala fazendo uma análise do cenário econômico mundial, que, segundo José Eliton, a exemplo dos Estados Unidos e da Europa, não se encontra em um momento favorável. Assim, os países do Hemisfério Sul estão se despontando.
“Nesse sentido, o Brasil é um dos países de maior referência, e Goiás é um dos Estados mais pujantes. Estamos localizados no centro do País, todos os eixos estruturais passam por aqui, fazemos divisa com mais cinco Estados, nosso mercado consumidor é formado por seis milhões de habitantes, temos uma das áreas mais agricultáveis do planeta, o maior programa de incentivos fiscais do Brasil, e produção de energia renovável”, elencou o vice-governador.
O deputado da Assembleia da República de Portugal - o que corresponderia ao cargo de deputado federal -, Nuno Rafael Marona de Carvalho Serra (PSD), ressaltou que a visita tem sido marcada por otimismo. “São dois países que têm um conjunto de afinidades, de valores e de princípios. Espero que consigamos colocar isso também nos negócios. Percebi que há uma grande vontade dos empresários e políticos brasileiros para trabalharem com nós, portugueses.”
Também estiveram presentes no encontro os deputados Álvaro Guimarães (PR) e Valcenôr Braz (PTB); e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB).
No período vespertino, a comitiva segue para encontro na Associação do Comércio e Indústria do Estado de Goiás (Acieg).