Ícone alego digital Ícone alego digital

Cepe se reúne para reforçar ações de planejamento estratégico da Assembleia

28 de Fevereiro de 2013 às 12:21

O Comitê para Elaboração do Planejamento Estratégico (Cepe) para o biênio 2013/2014 da Assembleia Legislativa se reuniu na manhã desta quinta-feira, 28, para discutir sobre a digitalização dos processos legislativos e suas etapas, e analisar a apuração dos questionários distribuídos aos comitês setoriais sobre as necessidades e as impressões de cada área da Casa.

O diretor geral da Assembleia, Milton Campos, informou que essas reuniões passam a ser fixas na Casa, acontecendo sistematicamente todas as quintas-feiras. “A reunião hoje foi muito produtiva. Avançamos bem, principalmente em relação à digitalização dos processos e suas etapas e disponibilização deles na rede. Com esse planejamento estratégico geral vamos poder otimizar o nosso tempo, racionalizar nossos recursos financeiros, gastando menos e oferecendo resultados mais eficazes para a sociedade, o Estado de Goiás e até mesmo para o País”, frisou.

O Cepe é composto por uma equipe multidisciplinar que envolve todas as áreas da Assembleia. Sete servidores foram indicados pelo Diretor Geral, contemplando as áreas meio (administrativa) e fim (parlamentar). São eles: Leandro Rezende Carneiro de Mendonça, João Pecin, Gilnei Alberto Ribeiro, San Thiago Garcia de Araújo, Sandra Maria Azevedo Camelo, Marcos José Marqui e Hernesto Lins Pimentel Carneiro.

Além disso, o Comitê é formado por quatro subcomitês setoriais, compostos por até três servidores em áreas operacionais da Casa, com o objetivo de auxiliar o Cepe na elaboração do planejamento estratégico geral.

Hoje temos apenas uma Assembleia  no País, a de Minas Gerais, que possui o planejamento estratégico. “Uma vez implantado aqui na Casa seremos a segunda Assembleia a ter planejamento estratégico no Brasil”, enfatizou Milton Campos.

Sendo Minas Gerais o Estado referência, membros do Cepe foram até o legislativo mineiro para conhecer de perto a metodologia de planejamento estratégico. “A nossa visita à Minas Gerais foi muito interessante porque pudemos checar a diretrizes que estamos trabalhando para o planejamento estratégico do legislativo goiano. Assim, verificamos que a metodologia que estamos utilizando está absolutamente em harmonia com o que eles adotaram lá. E mais, em uma de nossas etapas, como ouvir os servidores da Casa, nós na verdade, já entramos com uma maneira mais aperfeiçoada do que eles fizeram”, disse o consultor externo Francisco Mecenas.

As prioridades do Cepe, segundo informou seu presidente e também coordenador de TI da Casa, Leandro Rezende, são a informatização dos processos legislativos e o Cidadão Participativo. “O nosso compromisso é concluir essa informatização até julho. Já o Cidadão Participativo está bem maduro tecnicamente, mas ainda falta maior aproximação com a sociedade. Então ele se desdobra em outro programa que se chama Cidadão Participativo Itinerante, onde vamos levá-lo até as escolas para que o cidadão possa interagir com a Casa”, concluiu.

Objetivos

Ao Cepe compete elaborar o planejamento estratégico para o biênio 2013/2014 visando a otimização de processos nas unidades da Assembleia Legislativa por meio do apoio técnico no mapeamento, análise e melhoria dos processos organizacionais; coordenar a implantação da cultura de processos e de planejamento; difundir a prática do planejamento na Assembleia Legislativa; e auxiliar na implementação de políticas e práticas organizacionais visando a otimização de recursos e processos. 

São suas atribuições, ainda, assessorar a Diretoria Geral ou órgão por ela indicado na proposição dos projetos estratégicos, incluindo a escolha de ferramentas de gerenciamento de projetos; e contribuir para a adoção de práticas uniformes, controles, auditorias e indicadores de desempenho dos processos organizacionais, garantindo ganhos de eficiência e qualidade.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.