Repressão Militar
Acontece nesta terça-feira, 5, no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa, o lançamento do projeto “Resgate da Memória Viva da Repressão Militar em Goiás”. O evento começou as 16 horas e está sendo realizado no auditório Costa Lima, da Casa.
A iniciativa é da Associação dos Anistiados pela Cidadania e Direitos Humanos do Estado de Goiás (Anigo), com o fomento do projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.
Na oportunidade, foi apresentado o site da Anigo, que disponibiliza ao público um acervo digital com depoimentos de 30 anistiados políticos, em vídeos e transcritos, documentos, fotos e recortes de jornais da época. Foi exibido, ainda, o documentário “Se Um de Nós se Cala...", que revela os motivos pelos quais Goiás foi o único Estado brasileiro que sofreu intervenção militar, e como a ditadura foi brutal com os goianos que ousaram não se calar.
Segundo o presidente da Anigo, Elio Cabral, o objetivo do projeto é resgatar, organizar e disponibilizar para a sociedade parte significativa da história da resistência ao regime militar em Goiás.
“O projeto deve ser compreendido como um capítulo de um longo episódio da história de repressão da ditadura militar brasileira, que se disseminou e deixou marcas profundas pelos vários Estados brasileiros. Assim, a partir de agora, ele se soma ao acervo construído pelos projetos apoiados pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, que possibilita o resgate da memória desse período da história do Brasil”, explica Elio.