Ícone alego digital Ícone alego digital

Sindicalistas revelam indignação com aumento de alíquota

14 de Março de 2013 às 10:20

“Estamos vivendo uma situação de desmonte do serviço público. É dado com uma mão e retirado com a outra”, disse Fátima Veloso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), na audiência pública que transcorre no auditório Costa Lima da Casa Legislativa, na manhã desta quinta-feira,14.

O evento ocorre por iniciativa das Comissões de Segurança Pública e Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, para discutir a “Previdência Pública Estadual, perspectivas e soluções”. Fátima Veloso acredita que a campanha permanente de valorização do servidor público quanto à previdência vai ser primordial.

O Governo do Estado sancionou a alteração na Lei Complementar 77, que discorre sobre a alíquota de contribuição previdenciária dos servidores estaduais. O projeto, que eleva a taxa de 11% para 13,25%, foi aprovado pelos deputados estaduais no dia 19 de dezembro e publicado no "Diário Oficial" do dia 27.

A medida prevê o mesmo aumento na participação patronal, que subirá de 22% para 26,5%. Agora, sancionada, a nova alíquota passa a ter efeitos financeiros no salário do funcionalismo público a partir do dia 1° de abril deste ano.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público, Elisvan Vaz Germano, foi uma surpresa essa decisão do Governo sem a consulta aos sindicatos pertinentes ao assunto. Ele informou que está tentando barrar essa alíquota. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.