Ícone alego digital Ícone alego digital

Adfego 32 anos

25 de Março de 2013 às 12:29
Sessão especial comemorou os 32 anos da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás. Iniciativa de Frederico Nascimento.

A Assembleia Legislativa realizou na manhã da sexta-feira, 22, no Plenário Getulino Artiaga, sessão especial em comemoração aos 32 anos de criação da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego). A iniciativa foi do deputado Frederico Nascimento (PSD), primeiro secretário da Mesa Diretora da Casa.

Compuseram a Mesa, ao lado dos deputados Frederico Nascimento e Major Araújo (PRB): a diretora do departamento de Ações Temáticas Inclusivas da Secretaria Municipal de Mobilidade Reduzida, Gisela Almeida, representando o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT); o vereador Paulo da Farmácia, representante da Câmara Municipal de Goiânia; e a superintendente de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho, Ester Alves Pacheco Henriques.

Também participaram do evento, o assessor parlamentar Renato Rassi, representando o senador Cyro Miranda (PSDB); o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Tênio do Prado; e a presidente da Adfego, Maria de Fátima Rodrigues Carvalho.

Em seu discurso, o propositor da iniciativa, Frederico Nascimento destacou que as ações realizadas pela Adfego ajudaram a melhorar a qualidade de vida do portador de deficiência. “Muito já foi feito pela Adfego durante esses 32 anos. Entendo a imensa relevância da entidade e nessa data comemorativa me rendo, mais uma vez, à sua imensa importância.”

Frederico Nascimento destacou a função social da entidade, que surgiu em 1982 com o intuito de inserir na sociedade, o portador de alguma deficiência. “Calcula-se que hoje 14% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Em Goiás, esses números chegam a mais de 800 mil pessoas com deficiência motora, auditiva, visual, dentre outros.”

O parlamentar afirmou também, que durante os 32 anos de existência a Adfego se tornou uma instituição respeitada, com força e estrutura, contando atualmente com mais de 38 mil associados. “Graças a Adfego, hoje o portador de deficiência é encarado de maneira diferente pela sociedade goiana, e a sociedade está acolhendo com carinho e respeito o portador de deficiência.”

O deputado adiantou que na próxima semana apresentará uma emenda parlamentar na Casa para que a Adfego possa comprar equipamentos na ajuda com a reabilitação de pacientes, como também para a construção do ginásio de esportes. Em seguida, foi exibido um vídeo institucional da Adfego.

A presidente da Adfego, Maria de Fátima Rodrigues Carvalho, lembrou que a luta da Associação representa 32 anos de muitas conquistas e desafios. “Estou há 18 anos nessa luta. A história da Adfego se confunde com a minha. E esse é um momento precioso para todos nós, pois é um reconhecimento da sociedade e do Estado de toda a nossa trajetória.”

Nas considerações finais, Major Araújo ressaltou a importância de se homenagear a Adfego e contou alguns casos de inclusão social de pessoas próximas portadoras de deficiência. “Seria inconcebível que neste momento nós não fizéssemos um apelo e uma reflexão. Tiro como lição das minhas experiências que é preciso tratar com isonomia e dignidade as pessoas que têm algumas limitações, pois, afinal, cada um de nós temos nossas limitações em graus diferentes”, disse, encerrando a solenidade.

A Instituição

A Adfego é uma organização não governamental (ONG), declarada de utilidade pública municipal, estadual e federal, sem fins lucrativos, que luta pelo pleno exercício da cidadania dos deficientes físicos.

A instituição surgiu em 1981, por iniciativa de um grupo de portadores de deficiência física motora, que se reunia em uma sala no Estádio Olímpico, em Goiânia.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.