Adfego 32 anos
A Assembleia Legislativa realizou na manhã da sexta-feira, 22, no Plenário Getulino Artiaga, sessão especial em comemoração aos 32 anos de criação da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego). A iniciativa foi do deputado Frederico Nascimento (PSD), primeiro secretário da Mesa Diretora da Casa.
Compuseram a Mesa, ao lado dos deputados Frederico Nascimento e Major Araújo (PRB): a diretora do departamento de Ações Temáticas Inclusivas da Secretaria Municipal de Mobilidade Reduzida, Gisela Almeida, representando o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT); o vereador Paulo da Farmácia, representante da Câmara Municipal de Goiânia; e a superintendente de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho, Ester Alves Pacheco Henriques.
Também participaram do evento, o assessor parlamentar Renato Rassi, representando o senador Cyro Miranda (PSDB); o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Tênio do Prado; e a presidente da Adfego, Maria de Fátima Rodrigues Carvalho.
Em seu discurso, o propositor da iniciativa, Frederico Nascimento destacou que as ações realizadas pela Adfego ajudaram a melhorar a qualidade de vida do portador de deficiência. “Muito já foi feito pela Adfego durante esses 32 anos. Entendo a imensa relevância da entidade e nessa data comemorativa me rendo, mais uma vez, à sua imensa importância.”
Frederico Nascimento destacou a função social da entidade, que surgiu em 1982 com o intuito de inserir na sociedade, o portador de alguma deficiência. “Calcula-se que hoje 14% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Em Goiás, esses números chegam a mais de 800 mil pessoas com deficiência motora, auditiva, visual, dentre outros.”
O parlamentar afirmou também, que durante os 32 anos de existência a Adfego se tornou uma instituição respeitada, com força e estrutura, contando atualmente com mais de 38 mil associados. “Graças a Adfego, hoje o portador de deficiência é encarado de maneira diferente pela sociedade goiana, e a sociedade está acolhendo com carinho e respeito o portador de deficiência.”
O deputado adiantou que na próxima semana apresentará uma emenda parlamentar na Casa para que a Adfego possa comprar equipamentos na ajuda com a reabilitação de pacientes, como também para a construção do ginásio de esportes. Em seguida, foi exibido um vídeo institucional da Adfego.
A presidente da Adfego, Maria de Fátima Rodrigues Carvalho, lembrou que a luta da Associação representa 32 anos de muitas conquistas e desafios. “Estou há 18 anos nessa luta. A história da Adfego se confunde com a minha. E esse é um momento precioso para todos nós, pois é um reconhecimento da sociedade e do Estado de toda a nossa trajetória.”
Nas considerações finais, Major Araújo ressaltou a importância de se homenagear a Adfego e contou alguns casos de inclusão social de pessoas próximas portadoras de deficiência. “Seria inconcebível que neste momento nós não fizéssemos um apelo e uma reflexão. Tiro como lição das minhas experiências que é preciso tratar com isonomia e dignidade as pessoas que têm algumas limitações, pois, afinal, cada um de nós temos nossas limitações em graus diferentes”, disse, encerrando a solenidade.
A Instituição
A Adfego é uma organização não governamental (ONG), declarada de utilidade pública municipal, estadual e federal, sem fins lucrativos, que luta pelo pleno exercício da cidadania dos deficientes físicos.
A instituição surgiu em 1981, por iniciativa de um grupo de portadores de deficiência física motora, que se reunia em uma sala no Estádio Olímpico, em Goiânia.