Ícone alego digital Ícone alego digital

Carlos Antonio visita Conselho Tutelar de Iporá

18 de Abril de 2013 às 13:00

Dando sequência ao levantamento da situação dos Conselhos Tutelares nos municípios goianos, iniciado em 2011, com vistas a contribuir para melhores condições de trabalho ao conselheiro tutelar no desempenho de seu papel constitucional, o presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, deputado Carlos Antonio (PSC), esteve em Iporá na manhã desta quinta-feira, 18.

O parlamentar visitou a sede do conselho com a presença do presidente Rogério Souza Cândido; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Adriana Faria; a secretária municipal de Promoção Social, Maysa Peres; e a secretária municipal de Educação, Maria Olímpica.

Também estiveram presentes integrantes da Patrulha Escolar Municipal; representando o prefeito, o líder político Naçoitan Leite; o presidente do Conselho Municipal Antidrogas, Walter José de Queiroz, e as cinco conselheiras do Conselho Tutelar.

Durante a reunião com conselheiros e educadores, a Comissão tratou das questões pertinentes aos Conselhos, com enfoque nos programas em funcionamento nos municípios, dotação orçamentária, adequação municipal à Lei nº 12.696 e na gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A secretária Maysa Peres afirmou que ações para o conselho tutelar têm sido prioridade junto à gestão pública do município, no sentido de fortalecer o compromisso com o conselho e acolher os adolescentes e a família.  

O presidente do Conselho Municipal Antidrogas, Walter de Queiroz, acredita na evolução que o conselho tutelar de Iporá teve nos últimos tempos e fez um apelo quanto ao enfretamento às drogas e também ao bulliyng, que estão cada vez mais presentes nas escolas.

Durante a visita, as conselheiras revelaram que no ano de 2012 foram atendidas pela entidade 1.347 ocorrências. Já neste ano, de janeiro até março, o quantitativo de casos já somaram 294 ocorrências.

A sede do conselho é cedida pela prefeitura, que é parceira do órgão que defende os direitos da criança e do adolescente. O veículo que atende a grande demanda de ocorrências também é cedido pela prefeitura. No entanto houve uma promessa do deputado Karlos Cabral (PT), para a aquisição de um veículo próprio para o Conselho Tutelar de Iporá, o que ainda não se viabilizou. Carlos Antonio se comprometeu, caso o deputado petista não consiga o veículo, que  fará gestão junto ao Governo Estadual para trazer o benefício a Iporá

Carlos Antonio deu dicas ao governo municipal, no sentido de fortalecer a imagem do conselho, como exemplo, a instalação de placas espalhadas pelas principais avenidas da cidade, informando a localização do conselho tutelar. Também sugeriu a criação do Dia Municipal do Conselho Tutelar, a fim de fazer uma prestação de contas à sociedade para reverter a imagem de que o conselho tutelar não atua de fato.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.