Ícone alego digital Ícone alego digital

Frederico Nascimento fará série de audiências sobre regulamentação da pesca

10 de Maio de 2013 às 11:05

Por iniciativa do deputado Frederico Nascimento (PSD) a Assembleia Legislativa realizará, em municípios às margens do Rio Araguaia, audiências públicas para debater a Lei da Cota Zero. A referida norma regulamenta a pesca em Goiás, com o objetivo de preservar as espécies aquáticas e garantir a atividade turística às margens dos rios.

"O nosso principal objetivo é a proteção ambiental daquelas espécies de peixes que estão correndo o risco de extinção no nosso Estado, fazendo, assim, o repovoamento dos nossos rios, proporcionando também o aumento da movimentação turística das nossas cidades, gerando então um aquecimento da economia local”, especificou Frederico.

Confirmaram presença os prefeitos, presidentes de câmaras, fiscais da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás (Semarh), além de representantes do Sebrae-Goiás.

A programação de audiências públicas:                                     

- dia 13/05, às 19 horas, na Câmara Municipal de Aruanã;
- dias 14/05, às 9 horas, na Câmara Municipal de Britânia;
- dia 17/05, às 11 horas, na Câmara Municipal de São Miguel do Araguaia
- dia 17/05 às 19 horas, no povoado Luis Alves, na sede do Ibama.

A lei

A nova legislação altera a Lei nº 13.025, de 13 de janeiro de 1997, que dispõe sobre pesca, aquicultura e proteção da fauna aquática. A ideia é adequá-la à Reforma Administrativa introduzida pela Lei nº 17.257, de 25 de janeiro de 2011, que suprimiu da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) o seu órgão executor, a Agência Ambiental, passando suas antigas atribuições para a competência da própria Secretaria.

A matéria propõe novo regramento para sistematizar a pesca esportiva na modalidade de "pesque e solte", instituindo o Cota Zero, denominação que caracteriza locais a serem indicados e delimitados pela Semarh nos rios e afluentes de sua jurisdição, onde não será possível a retirada de nenhum peixe.

O objetivo principal do Cota Zero é promover a compensação por períodos de elevada pressão de pesca em determinados locais; elevação e recuperação dos estoques pesqueiros nativos; incremento do tamanho médio dos peixes; fomento do turismo de pescadores esportivos.

Possibilita ainda a manutenção do equilíbrio biológico e a adequada evolução das espécies e da biodiversidade em locais que sofrem pressão de pesca elevada e ainda se mantêm relativamente bem conservados, proporcionando a alternância econômica sustentável através do fomento do turismo.

De acordo com a matéria, os locais vizinhos às áreas indicadas serão beneficiados com o turismo direcionado à pesca esportiva, fomentando a economia local com nova fonte de renda sustentável, que resultará na qualificação da população local diretamente ligada ao turismo.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.