Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Finanças define relator da LDO na reunião de quarta-feira, 15

10 de Maio de 2013 às 15:40
Crédito: Marcos Kennedy
Comissão de Finanças define relator da LDO na reunião de quarta-feira, 15
Comissão Tributação,Finanças e Orçamento
A Lei das Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2014 será distribuída à relatoria na próxima semana, conforme o presidente da Comissão de Finanças, Júlio da Retífica. A proposta, que servirá de base para elaboração da Lei Orçamentária Anual, contém diretrizes que irão nortear a gestão das finanças estaduais, cujas metas visam promover o equilíbrio entre receita e despesa.

Presidente da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, o deputado Júlio da Retífica (PSDB), afirma que Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2014 será distribuída à relatoria nesta semana. O projeto da LDO foi enviado pelo Governo à Assembleia Legislativa no dia 30 de abril, último prazo regimental para protocolar a matéria na Casa.

A LDO é um instrumento que serve de parâmetro para a distribuição e aplicação dos recursos do Estado em obras e investimentos para cada área da administração, determinadas pelo Orçamento do Estado de 2014. A proposta servirá de base para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a receita e fixa a despesa do Estado e será votada no final deste ano.

Júlio da Retífica pretende realizar audiências públicas na Assembleia e no interior do Estado para reunir sugestões de emendas à LDO 2014. O projeto deve ser aprovado pela Casa antes do recesso do mês de julho.

O artigo 2º da LDO prescreve que o projeto para a LOA 2014 deverá ser elaborado a partir da consolidação das propostas setoriais apresentadas pelos órgãos/entidades, assim como das sugestões formuladas pela população, por intermédio de audiências públicas e dos meios disponibilizados via internet.

A LDO foi criada após a Constituinte de 1988, juntamente com o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). As três leis orçamentárias foram implementadas para delinear, respectivamente, a orientação, planejamento e execução das politicas públicas e programas do Governo Estadual.

Os programas do PPA apresentam as metas e os indicadores quantificados; a LDO explicita metas e prioridades para cada ano; e a LOA prevê a existência de recursos para a sua execução. Veja aqui a íntegra do projeto.

Diretrizes

Em conformidade com a Constituição Estadual, a LDO 2014 estabelece como diretrizes orçamentárias os seguintes itens: as prioridades e metas da administração estadual; a estrutura e organização dos orçamentos; as diretrizes para a elaboração e execução dos orçamentos do Estado; as disposições relativas à dívida pública estadual; a política de aplicação dos recursos da agência financeira oficial de fomento; as disposições sobre as alterações na legislação tributária do Estado; as metas e os riscos previstos para os exercícios de 2013 e 2014; as normas de execução dos orçamentos; e as disposições gerais.

No Anexo I da LDO estão discriminados os programas e ações a serem desenvolvidos pelo Governo em 2014. Um dos programas a serem executados é o Habitar Melhor, a cargo da Secretaria da Cidades, que inclui a construção, doação de moradias e quitação de financiamentos habitacionais para populações carentes, assim como ampliação de casas para servidores públicos de baixa renda.

Na Secretaria de Educação estão previstos programas como o Aprender Mais e Reconhecer, que visam ações como a ampliação da educação integral, educação de jovens e adultos e ensino à distância. Outros programas da pasta incluem doação de uniforme e material escolar (kit aluno), além da aquisição de computadores para professores e alunos da rede pública. Em relação aos funcionários, o Governo vai investir no fortalecimento da carreira e adoção do sistema de bônus por desempenho e aprimoramento do sistema de avaliação dos profissionais da Educação.

Na área da Saúde serão desenvolvidos projetos como o da Modernização e Humanização da Administração, Melhoria da Informação na Saúde, Saúde Inclusiva e o Programa Promoção e Garantia da Assistência Integral á Saúde. A implantação da Rede de Atendimento aos Dependentes Químicos (Credeq) e o fortalecimento das regionais de Saúde estão entre as metas a serem alcançadas.

As ações do Governo para a área prevêem ainda a consolidação de políticas de saúde mental, álcool e outras drogas, vigilância alimentar e nutricional e melhoria do acesso da população à assistência farmacêutica. Na parte administrativa, uma das metas será implantação de um modelo de gerenciamento hospitalar por meio de parcerias com o terceiro setor.

O Programa Observatório de Segurança Pública, Cidadão Seguro e Melhoria da Polícia Técnico Científica estão as ações a cargo da Secretaria de Segurança Pública que visam a prevenção e repressão ao crime e à violência em todo o Estado, além de promover a defesa dos direitos humanos e valorizar os profissionais da pasta.

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) vai implantar programas como o de Gestão e Valorização do Servidor Público, Melhoria de Serviços Públicos e Atendimento ao Cidadão. Empréstimos consignados para fins habitacionais, criação de rede convênios e benefícios e a construção e reforma de unidados do Vapt Vupt estão entre as ações da pasta para atender as diretrizes estabelecidas na LDO.

O Anexo II de Metas Fiscais da LDO contém um demonstrativo com o conjunto de diretrizes que deverão nortear a gestão das finanças estaduais para 2014. Estas metas visam promover o equilíbrio entre receita e despesa, com uma programação orçamentária e de desembolso financeiro que possibilite a formação de poupança para aplicação nos programas do Plano Plurianual para o período 2012/2015.

Já o Anexo III da Lei, o dos Riscos Fiscais, confirma a continuação dos benefícios fiscais para os exercícios de 2014 a 2016. “Sobretudo porque muitos deles têm prazo de vigência indeterminado e, aqueles que têm prazo determinado estão geralmente sendo prorrogados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz)”.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.