Visita ao Hurso
Os deputados Lincoln Tejota (PSD), presidente, e Ney Nogueira (PP), membro da Comissão de Saúde e Promoção Social da Assembleia Legislativa, fizeram avaliação positiva da visita técnica realizada na manhã de segunda-feira, 10, ao Hospital de Urgências do Sudoeste (Hurso), localizado em Santa Helena. Eles conheceram cada setor da unidade de saúde e conversaram com pacientes. Tanto aprovaram as instalações físicas do hospital, como obtiveram respostas de satisfação dos usuários.
Lincoln Tejota, que já visitou unidades de saúde no exterior, como de Cuba e Canadá, e do Brasil, ao exemplo do Pernambuco, disse que pretende visitar as principais unidades de saúde de Goiás com vistas a contribuir para melhorias no atendimento.
"Já temos importantes subsídios em mãos, mas queremos colher mais dados para uma grande audiência pública que vamos realizar na Assembleia Legislativa, para dar respostas concretas a população sobre a real situação da área de saúde no Estado", frisou.
Em Santa Helena, Lincoln Tejota e Ney Nogueira foram recebidos pelos quatro diretores do Hurso: Reginaldo Costa Biffe, diretor-geral; Júlio César Chein, diretor técnico; Andréia Prestes, diretora administrativa; e Carla Borges, diretora de assistência social.
Inicialmente, o diretor-geral fez uma apresentação da unidade aos deputados, através de slides, no auditório do hospital. E, depois de responder a algumas indagações dos parlamentares, os diretores levaram Tejota e Nogueira para conhecerem as instalações da unidade de saúde, que é gerida pela Organização Social (OS) Pró-Saúde.
Com apenas dois anos de funcionamento, o Hurso atende não apenas os 28 municípios da região Sudoeste, mas pacientes de todo o Estado de Goiás, segundo revelaram seus diretores. Enfatizaram que o hospital, em Santa Helena, já chegou a receber paciente do Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo) para cirurgia.
O Hurso já realizou 4.835 internações e 3.885 cirurgias. "Estamos investindo em humanização", declarou Biffe aos deputados, acrescentando que está aguardando uma verba de R$ 1 milhão e 500 para investir em equipamentos e obras. Colocou ainda para os parlamentares a necessidade de se construir mais oito leitos de UTI.
Os diretores ressaltaram que uma das dificuldades enfrentadas é com relação a profissionais que se disponham a morar em Santa Helena ou na região. Chein chegou a afirmar que nenhum dos médicos que trabalham no hospital moram na cidade e disse que tem até médico de Belo Horizonte prestando serviço no hospital. Frisaram que o centro cirúrgico do Hurso tem 100% de ocupação 24 horas por dia e garantiu que o hospital faz qualquer tipo de cirurgia de alto complexidade.
Tejota e Ney Nogueira conversaram com vários pacientes e mães de crianças internadas e obtiveram respostas unânimes de satisfação com o atendimento que recebem ali.
No final, Tejota agradeceu a recepção, bem como a participação do deputado Ney Nogueira, que é o representante da cidade e da região, e colocou a Comissão de Saúde, bem como o seu Gabinete na Assembleia Legislativa à disposição dos diretores do Hurso.
Esclareceu que continuará fazendo o trabalho de fiscalização do hospital, assim como está fazendo em toda rede estadual, mas que está disposto, principalmente, a trabalhar para que o atendimento seja cada vez melhor não só naquele hospital, mas em todas as unidades de saúde do Estado de Goiás.