Alto Paraíso pode se tornar estância turística em Goiás
Projeto de lei, que tramita na Assembleia Legislativa, visa classificar como estância turística o município de Alto Paraíso de Goiás. A propositura, constante do processo nº 2.832/2013, foi inicialmente aprovada à publicação e, posteriormente, à Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Se for aprovada pela CCJ, a proposta do deputado Luis César Bueno (PT) será votada em Plenário, em dois turnos.
Alto Paraíso de Goiás é um município conhecido por conter várias das melhores e mais belas cachoeiras do país, destacando-se neste sentido os rios Preto, São Miguel e dos Couros, afluentes do Tocantins e na Bacia Amazônica. O município é a porta de entrada para o parque nacional da Chapada dos Veadeiros, que é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza.
Segundo a justificativa do parlamentar, o esoterismo da cidade chama atenção de turistas do mundo inteiro. Em Alto Paraíso de Goiás há cerca de 40 grupos místicos, filosóficos e religiosos. Acredita-se que no subsolo do município existe uma enorme placa geológica de milhões de toneladas de cristal de quartzo, fazendo dela, uma região do Planeta que foi escolhida para receber seres iluminados.