Conselhos tutelares
O presidente da Comissão da Criança e Adolescente, deputado Carlos Antonio (Solidariedade), e sua equipe, visitaram a Escola Estadual Adalberto Sobrinho de Sousa, do município de Aurilândia, na tarde de sexta-feira, 11. A solenidade faz parte da programação de encerramento do 2º Concurso de Linguagem Expressiva, promovido pela referida comissão e que tem como objetivo valorizar o trabalho dos conselhos tutelares nos municípios.
O concurso recebeu redações de um total de 67 dos 117 alunos da escola que cursam do 6º ao 9º período - com idades variando dos 12 aos 15 anos. Todos os textos enviados foram produzidos tendo como tema a importância dos conselhos tutelares para o amparo dos direitos de crianças e adolescentes.
Composta por cinco membros, a comissão julgadora da escola avaliou e escolheu cinco redações, que foram premiadas em âmbito local. Posteriormente, elas serão encaminhadas à sede da comissão, em Goiânia, onde participam de uma nova seleção, desta vez para concorrerem à premiação final do concurso
Confira, abaixo, a relação dos alunos cujas relações foram premiadas:
- Morgana Christiny Souza Costa (6º ano)
- Isabella Karulayne Lopes Silva (7º ano)
- Erika Guimarães Pereira da Cruz (8º ano)
- Shara Fernanda Araújo Resende (9º ano)
- Ana Lara Dávila Coutinho (9º ano)
Evento
A solenidade, que reuniu os alunos no pátio coberto da instituição de ensino, foi aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro, do Hino de Goiás e do Hino de Aurilândia. Em seguida, diversas autoridades compuseram a mesa diretiva da cerimônia. Dentre elas, estavam: o deputado Carlos Antonio; a prefeita da cidade de Aurilândia, Cida Furtado; a diretora da escola, Janete Moreira da Costa Guimarães; a presidente do Conselho Tutelar de Aurilândia, Deyla Osório de Moraes.
Durante o discurso de abertura, a prefeita de Aurilândia, Cida Furtado, agradeceu a acolhida do alunado, e afirmou que " são ações como esta que nos dão a certeza de que estamos cumprindo nossa missão, que é a de formar os cidadãos do amanhã, conscientes de seus direitos e deveres", afirmou.
Em seguida, a diretora da escola, Janete Moreira da Costa Guimarães, explicou que a escola funciona em tempo integral desde 2013, fato que, ao seu ver, representa um passo importante no processo de consolidação do conhecimento dos alunos. " O trabalho de integração da escola junto aos conselhos tutelares foi muito positivo. Hoje, nesta cerimônia, colhemos os frutos dessa parceria", refletiu.
Já a presidente do Conselho Tutelar de Aurilândia, Deyla Osório de Moraes, disse que o concurso ampliou o zelo na defesa dos direitos dos jovens alunos. "Todos os participantes contribuíram para a divulgação da importância do trabalho desempenhado pelos conselhos, bem como dos direitos e deveres de crianças e adolescentes", ponderou.
O evento foi encerrado com a participação do presidente da Comissão da Criança e Adolescente, deputado Carlos Antonio (Solidariedade). Além de Aurilândia, o parlamentar já visitou os municípios de Itumbiara, Alto Horizonte, Formosa, Nova Veneza e Hidrolândia.
"O trabalho desempenhado pelos conselhos tutelares é dedicado à causa da defesa da criança e do adolescente. No ano passado recebemos redações de alunos mais novos. Agora, nesta edição, estamos trabalhando com um público mais consciente, que são alunos dos 12 a 15 anos. Estamos muito satisfeitos com a participação e os resultados obtidos pelo concurso", avaliou.