Ícone alego digital Ícone alego digital

Cidadão Participativo Itinerante

31 de Outubro de 2013 às 10:59
Alunos da Escola Municipal Parque Santa Cecília conhecem o programa e fazem ocorrências por melhorias no bairro.

Duzentos dos 817 alunos da Escola Municipal Parque Santa Cecília, em Aparecida de Goiânia, conheceram nesta quinta-feira, 31, o programa Cidadão Participativo Itinerante da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Todos eles aprovaram o programa e o utilizaram logo após conhecê-lo. Fizeram ocorrências sobre a falta de segurança no bairro, sobretudo do tráfico de drogas, bem como da sinalização de trânsito nos bairros da periferia.

Antes da exposição do programa Cidadão Participativo Itinerante foi constituída a mesa dos trabalhos, que ficou assim composta: Milton Rodrigues Campos, diretor geral da Alego; professor Domingos Pereira, Secretario Municipal de Educação; Elis Regina Barbosa, diretora; Derline de Freitas Bonfim, coordenadora pedagógica; Eliete Almeida, assistente educacional da escola; e Andrey Azeredo, coordenador do programa da Alego.

Milton Campos, em nome do deputado Helder Valin (PSDB), presidente da Alego, agradeceu a parceria com a prefeitura de Aparecida de Goiânia, que permitiu levar o Cidadão Participativo Itinerante a quatro escolas do município. Destacou a importância do programa na promoção de cidadania e fez avaliação positiva dos resultados obtidos até agora. “A Assembleia, por meio do Cidadão Participativo Itinerante, tem conseguido atender importantes demandas da sociedade, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida da população do Estado de Goiás”, disse.

Lembrou que Helder Valin vem cumprindo a promessa que fez no seu discurso de posse de aproximar o Poder Legislativo estadual da sociedade goiana. Frisou, inclusive, o apoio da Alego ao projeto Politizar, da Universidade Federal de Goiás (UFG), com vistas a conscientizar universitários do trabalho do deputado estadual. O diretor geral da Alego doou o livro “O Olhar, a Voz e a Casa de um Povo”, que conta a história da Assembleia Legislativa de Goiás, para a biblioteca da escola.

Elis Regina, que recebeu a doação, fez uso da palavra e agradeceu a oportunidade oferecida pela Alego aos alunos da Escola Municipal Parque Santa Cecília. Parabenizou os servidores do Legislativo goiano pela criação de um programa que estimula estudantes adolescentes e jovens a exercerem cidadania, sobretudo conscientizando-os de seus deveres.

Domingos Pereira também discursou no evento e cumprimentou a Assembleia Legislativa pelo “belíssimo” programa Cidadão Participativo Itinerante. “Faço avaliação positiva das visitas que foram feitas às escolas do nosso município. Só ouvi elogios dos alunos, professores e profissionais da educação. Com certeza, vamos exercer mais nossos direitos de cobrar das autoridades benefícios para Aparecida de Goiânia”, salientou.

Em seguida, Andrey Azeredo fez a exposição do Cidadão Participativo Itinerante, mostrando com ajuda de um telão todos os detalhes do programa. Frisou que o deputado Helder Valin determinou que o programa fosse levado inicialmente aos estudantes por entender que têm facilidade de trabalhar com as novas ferramentas da Tecnologia da Informação (TI) e, também, por serem eles os futuros líderes do município, do Estado e do País. Esclareceu que o programa pode ser utilizado em qualquer local de Goiás. Depois conclamou os alunos a fazerem ocorrências dos assuntos que estão os incomodando.

Entre os alunos que fizeram ocorrências, destacamos os seguintes: Carlos Eduardo, 12 anos; Raphaela Marcela de Almeida, 13; Andriely Araújo Silva, 13; Carlos Daniel, 12; e Thiago Moreira, 12; todos do sétimo ano. Também fez ocorrência Sara Fernandes, 12, do 6º ano.

Denunciaram a falta de segurança na periferia da escola e reivindicaram a inclusão do 9º ano na escola. Andriely Araújo fez uma ocorrência sobre sinalização de trânsito, colocando que sempre acontecem acidentes no Jardim Bonança. “A sinalização está precária, tanto vertical como horizontal, e precisa ser refeita”, colocou.  

Esta foi a 16ª edição do programa Cidadão Participativo Itinerante, criado por servidores da área de TI da Alego. A 17ª está programada para a próxima terça-feira, 5, às 8h30, em uma escola do Jardim Curitiba, em Goiânia. O programa será levado também às escolas de Senador Canedo. O objetivo é aproximar o Legislativo estadual da população, por meio da promoção de cidadania.

Programa

O Cidadão Participativo Itinerante atende aos mais diversos segmentos sociais pela facilidade de locomoção. O Legislativo dispõe de um micro-ônibus caracterizado com as cores do programa, equipado com tablets, smartphones e computadores em redes sem fio. Nesses equipamentos, os cidadãos podem fazer as denúncias, críticas e sugestões sobre os problemas existentes na sua região.

Os dados coletados são, então, encaminhados para as comissões temáticas da Assembleia Legislativa, e podem servir como subsídio para a elaboração de projetos de leis e realização de audiências públicas. O cidadão que participa recebe um número de protocolo, pelo qual terá uma resposta para sua demanda.

A população também pode ter acesso ao programa, baixando o aplicativo do Cidadão Participativo, que é gratuito, disponível para iPhone e Andróide desde 2012. Pelo computador ou notebook, também é possível acessar pelo endereço http://al.go.leg.br/cidadaoparticipativo

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.