Carlos Antonio visitou o Conselho Tutelar de Marzagão na manhã desta quinta-feira, 14
Reunidos na sede do Conselho Tutelar de Marzagão , a partir das 10h50 desta quinta-feira, 14, a primeira-dama Maria Rute Ferreira Rabelo, a vereadora Margarete Guimarães Ribeiro, e conselheiros tutelares receberam a visita do deputado Carlos Antonio (Solidariedade), presidente da Comissão da Criança e Adolescente (CCA).
A visita faz parte da série de viagens empreendidas pelo parlamentar no interior do Estado, com o objetivo de fazer um levantamento dos problemas enfrentados pelos conselhos tutelares goianos.
Problemas
Carlos Antonio ouviu as demandas apresentadas pelas autoridades presentes, a começar pela presidente do Conselho Tutelar de Marzagão, Cláudia Helena Rodrigues, que elencou os problemas enfrentados pela instituição. Segundo ela, os conselheiros enfrentam problemas de natureza logística para atender o pequeno município de 3 mil habitantes, especialmente no que se refere a transporte. Ela explicou que o carro de uso exclusivo do conselho havia sido vendido a partir do início do mandato do novo prefeito de Marzagão.
Ela reiterou que as distâncias a serem cobertas (especialmente no caso de diligências em localidades da zona rural, distantes da sede do município) são o principal problema a ser vencido.
Presente à reunião, a primeira-dama Maria Rute Ferreira Rabelo argumentou que a prefeitura buscou recursos junto à esfera governamental, com o intuito de levantar recursos para a aquisição do automóvel.
Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), a vereadora Margarete Guimarães Ribeiro pediu maior atenção dos políticos no atendimento às demandas do conselho.
Soluções
O deputado Carlos Antonio explicou aos presentes que, antes de estar à frente da comissão que preside, desconhecia a precariedade da situação da maioria dos conselhos tutelares goianos.
“Fui conhecer a realidade dos conselhos in loco, e fiquei impressionado com os problemas enfrentados pelos conselheiros, que vão dos baixos salários à precariedade da infraestrutura, passando pela carência de veículos destinados exclusivamente à realização de diligências”, explicou.
Carlos Antonio acrescentou que, para mudar esse quadro, procurou liderar uma reformulação geral dos conselhos em todo o território goiano. Segundo ele, uma emenda de sua autoria propôs a aquisição de 20 novas viaturas, que deverão ser destinadas a conselhos tutelares até o final deste ano.
“Vou incluir Marzagão na lista de 40 municípios que deverão ser contemplados com os veículos. Se esta cidade não entrar na licitação deste final de ano, com certeza entrará naquela que deverá ser realizada em março de 2014”, prometeu.
O parlamentar ainda propôs a criação de um “Dia do Conselheiro Tutelar”, a ser comemorado no dia do aniversário do município. A data seria uma oportunidade para a apresentação anual do trabalho realizado pelo conselho.
Carlos Antonio encerrou a reunião, informando que Marzagão poderá estar entre as 10 cidades goianas cujos conselhos serão contemplados com a construção de novas sedes, até 2014.