Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia reabre sessões em plenário e recebe mensagem do Governo

17 de Fevereiro de 2014 às 17:00
Crédito: Sérgio Rocha
Assembleia reabre sessões em plenário e recebe mensagem do Governo
Sessão de Abertura da 17 Legislatura
A Assembleia realizou sessão solene de abertura da 17ª legislatura iniciando o ano legislativo nesta segunda-feira, 17. O presidente Helder Valin, que presidiu os trabalhos, recebeu do secretário da Casa Civil, José Carlos Siqueira, um livro contendo as realizações do Governo de Marconi Perillo. Discursaram, além de Siqueira, Daniel Messac pela bancada governista e Major Araújo pela oposição.

A Assembleia Legislativa reabriu, nesta tarde, os trabalhos da quarta sessão legislativa da 17ª Legislatura. Os parlamentares receberam, na ocasião, das mãos do secretário da Casa Civil, José Carlos Siqueira, o livro contendo as realizações do Governo de Marconi Perillo no período de 2011 a 2013. Além de José Carlos fizeram uso da palavra os deputados Daniel Messac (PSDB) representando a bancada de situação e Major Araújo (PRP) pela oposição. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Casa, deputado Helder Valin (PSDB).

Na oportunidade, os deputados Major Araújo (PRP) e Daniel Messac (PSDB) fizeram pronunciamentos em nome dos deputados da oposição e da situação, respectivamente. Ao final da sessão, o secretário de Estado da Casa Civil, José Carlos Siqueira, procedeu à leitura de mensagem enviada ao Plenário pelo governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB). Nesta mensagem estão relatadas as realizações do Governo, dos anos de 2011 à 2013.

Fizeram parte da composição da Mesa, ao lado do presidente da Casa: o secretário de Estado da Casa Civil, José Carlos Siqueira, representante do governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB); o ouvidor-geral, desembargador Gerson Santana Cintra, representante do desembargador Ney Teles de Paula, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO); o promotor de Justiça Jales Guedes Coelho Mendonça, representante do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO).

E ainda: o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Honor Cruvinel, o assessor parlamentar Renato Rassi, representante do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), o assessor parlamentar Vanderlei Correto, representante do senador Wilder Morais (PSDB-GO), e o secretário estadual de Indústria e Comércio, Rafael Lousa.

Oposição

Logo após a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de Goiás, o deputado Major Araújo falou em nome da bancada da oposição.

Inicialmente o parlamentar cumprimentou os deputados presentes e também dirigiu-se a um grupo de pessoas que protestava contra a contratação de servidores temporários na Polícia Militar. Também se encontravam nas galerias do Plenário professores e demais representantes da Educação.

Em seguida, Major Araújo lamentou a persistência do que classificou de "um modelo que é arremedo de federação": "democracia, liberdade, direitos, autonomia nos fazem crer no conceito de evolução humana, mas esses termos são manipulados para justificar práticas que pervertem seu sentido original", ponderou.

O parlamentar afirmou que, em Goiás, persiste um modelo híbrido de feudalismo e absolutismo e criticou o que qualificou de "desmonte" da carreira de professores e dos profissionais de saúde goianos. "As recentes greves da UEG colocam em evidência o desmonte da educação em Goiás", acrescentou.

Major Araújo criticou, ainda, o sucateamento da segurança pública em Goiás, que supostamente havia culminado com a greve dos policiais civis, ao final de 2013. "Hoje, Goiânia é a 28ª cidade mais violenta do mundo", denunciou o parlamentar, apontando como causa as condições precárias das delegacias goianas.

O parlamentar também lamentou a tributação e controle excessivos que estariam sufocando as empresas goianas, impedindo a sua sobrevivência e criticou, em seguida a crise da Celg.

Situação

Fazendo uso da palavra, o deputado Daniel Messac falou em nome dos deputados da bancada governista. O parlamentar iniciou sua reflexão, elencando as melhorias administrativas, econômicas e sociais, conquistadas pelo Governo. Para ele, as conquistas superaram as divergências partidárias, e resultaram em um inegável crescimento do Estado de Goiás, em praticamente todos os aspectos.

Na avaliação de Messac, com a administração de Marconi Perillo (PSDB), o povo goiano teve sua autoestima revigorada, e sua economia, renovada. Ele informou que Goiás ocupa hoje o segundo lugar do ranking nacional de geração de empregos com carteiras assinadas, saindo do 9º lugar, em 2000, para o 7º lugar.

"A indústria goiana cresceu 5% em 2013, acima da média nacional, de 1,2%. Sob a liderança de Marconi Perillo, fechamos 2013 com o maior superávit de todos os tempos", afirmou, comemorando a balança comercial positiva.

O tucano também disse que os recursos arrecadados durante a última gestão foram bem aplicados, e chegaram aos 246 municípios goianos, beneficiando, especialmente, o mini, o micro e o médio empresário. "Isso não é fruto do acaso, pelo contrário: o setor produtivo precisa de estabilidade política e institucional, e o Governo de Goiás tem atendido a essas expectativas", ponderou.

Finalmente, o parlamentar enumerou diversas obras de iniciativa do Governo: o Aeroporto de Cargas de Anápolis, o Centro de Excelência de Esportes, a Reforma do Autódromo Internacional de Goiânia, o programa Renda Cidadã, os programas Bolsa Universitária e Bolsa Futuro (destinados a estudantes goianos), além da construção e inauguração de mais duas unidades do Restaurante Cidadão, ainda em 2014.

Governo

Encerrando os pronunciamentos da sessão solene de abertura da 17ª legislatura, o representando do governador do Estado Marconi Perillo (PSDB), secretário de Estado da Casa Civil, José Carlos Siqueira, procedeu à leitura da mensagem do Governador.

O documento será posteriormente encaminhado aos 41 deputados estaduais e aos poderes constituídos, devendo também ser publicado em sites do Governo. 

"Em conformidade à Constituição Estadual, o governador Marconi Perillo, a quem aqui represento, remete a esta Casa a presente mensagem: segundo pronunciamento recente do Secretário de Estado e do Planejamento, o principal dos indicadores econômicos - o PIB - aponta claramente uma melhora da posição de Goiás, que cresceu 5,1%", afirmou.

O secretário explicou, ainda, que Goiás experimentou um crescimento do PIB, de R$ 14 milhões, em 1998, para uma cifra superior a R$ 110 milhões, o que evidenciaria o crescimento do Estado ao longo da administração de Marconi Perillo.

Finalmente, o secretário apontou conquistas nas áreas da saúde, educação, e explicou que o crescimento do PIB goiano deve-se aos estímulos ao fortalecimento da indústria, do comércio e das exportações goianas.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.