Escritor belga discute agroecologia com deputado Simeyzon Silveira
O resultado de pesquisas sobre os meios de produção agrícola no Brasil e suas alterações ambientais foi assunto de reunião entre o deputado estadual Simeyzon Silveira (PSC) e o escritor belga Luc Vankrunkelsven, ocorrida na manhã desta terça-feira, 15, na Assembleia Legislativa. Luc Vankrunkelsven lança seu livro “Soja: Tesouro ou Tesoura”, em Goiânia, nesta noite.
Fruto de pesquisas do europeu no Brasil, o livro faz um convite à reflexão sobre os meios de produção agrícola, as causas de alterações ambientais, sobre o modo de aceitar a alimentação ditada por multinacionais e que geram vítimas invisíveis, como os povos indígenas, agricultura familiar, ecossistema e epidemia de doenças. A analogia à tesoura é porque, assim como ela, essas interferências retalham a realidade para que se torne irreconhecível.
Para Simeyzon, é muito importante que um estrangeiro e agroecólogo como Luc se atente para o cerrado e também para a sua preservação. “Achei muito importante para nós goianos e brasileiros o trabalho do Luc. O cerrado tem sido devastado e pouco preservado, e o trabalho competente que o Luc realiza nos deixa muito felizes e com esperança". O parlamentar irá apresentar projeto, no Legislativo, para homenageá-lo com a medalha do mérito ambiental.
Participaram do encontro o artista e fotógrafo João Caetano e o coordenador do Fórum Goiano em defesa do Cerrado, Altamiro Fernandes. Cláudia Mendonça e Márcia Coutinho Rodrigues, do Centro de Atividades Culturais, também se encontraram com Luc.