TV Assembleia entrevista Sônia Chaves sobre Prêmio Altamiro de Moura Pacheco
O programa Ação Parlamentar, que está no ar na TV Assembleia, entrevista a deputada Sônia Chaves (PSDB), vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Casa. É que a Comissão Julgadora do Prêmio Altamiro de Moura Pacheco já elegeu os nomes das pessoas que serão homenageadas esse ano.
A sessão solene de entrega do Prêmio será realizada no dia 2 de junho. A reunião para escolha dos nomes foi realizada no dia 13 passado e presidida por Sônia. O evento contou com a presença de representantes de secretarias, associações, institutos e da sociedade civil organizada.
Dentre 25 indicados, foram escolhidos, na oportunidade, 9 nomes divididos em três categorias de prêmios: Troféu Aroeira - destinado a empresas, entidades ou pessoas locais que de alguma maneira contribuem na promoção, preservação e defesa do meio ambiente em todo o Estado de Goiás; a Comenda dos Ipês - destinada a homenagear agências de comunicação ou pessoas que promovem assuntos relacionados ao meio ambiente; e Comenda Araguaia - que assim como o Troféu Aroeira, visa reconhecer esforços na defesa e promoção do meio ambiente, porém neste caso, com trabalhos de repercussão nacional.
Em entrevista à jornalista Fernanda Cândido, Sônia Chaves ressaltou a importância do prêmio. Para ela, a iniciativa valoriza um tema que tem, a cada dia, sua importância elevada. “Nada melhor do que valorizar pessoas e empresas que atuam efetivamente pela preservação e recuperação do meio ambiente.”
Ela disse que a Comissão Julgadora avaliou que todos os currículos analisados são excelentes. ''O que avaliamos para a escolha é o mérito, seja em atitudes diretas ou pelo efeito produzido por uma iniciativa de promoção do meio ambiente.”
Destacou ainda que, embora os nomes sejam indicados pelos parlamentares, na hora do julgamento ninguém sabe quem indicou quem, preservando-se assim a imparcialidade. A deputada diz ainda que o Governo estadual está investindo grandiosamente em saneamento básico, com tratamento de água e esgoto e destaca a importância da conscientização da população sobre o desperdício.
Como representante política do Entorno do Distrito Federal, ela informa que o investimento em educação tem produzido bons frutos na região. “A conscientização dos alunos nas nossas escolas é marcante para a consciência dos pais e isso também cria condições de crescimento na área ambiental e de saúde pública."
Assista a íntegra da entrevista no canal 8 da Net e pela web, no Portal da Assembleia Legislativa, no endereço eletrônico: http://al.go.leg.br/midia/tv