Ícone alego digital Ícone alego digital

Simeyzon apoia projeto que garante transparência às informações dos partidos

01 de Agosto de 2014 às 08:11

O deputado Simeyzon Silveira (PSC) apoia projeto de lei que cria mecanismos para o cidadão ter acesso às informações sobre os partidos políticos. Pelo proposta que tramita na Câmara dos Deputados, as regras valem para os órgãos partidários de direção nacional, estadual e municipal.

“Estou de acordo pois toda entidade pública tem que adotar a tranparência como via de regra, principalmente no que se refere aos fundos partidários”, afirma o deputado, reafirmando a importância destas informações estarem disponíveis aos cidadãos.

Entre as diretrizes para garantir o acesso à informação estão a publicidade como regra geral e o sigilo como exceção; a divulgação de informações de interesse público, mesmo solicitações; e o desenvolvimento do controle social da administração partidária.

De acordo com a propositura, o partido deverá divulgar pela internet e em outros meios: repasses ou transferências de recursos financeiros; registro das despesas; informações de todos os contratos celebrados; dados gerais para acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos; e respostas às perguntas mais frequentes da sociedade.

O deputado também defende uma reforma política que atendam os interesses dos cidadãos e não dos partidos políticos, que hoje são 32 registrados no Tribunal Superior Eleitoral. “Hoje não existe ideologia partidária. Tantos partidos assim confundem o público. E existem com o único objetivo de compartilhar o poder”, opina Simeyzon.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.