Frente a Frente
O programa Frente a Frente exibe o debate com os deputados Mauro Rubem (PT) e Henrique Arantes (PTB), que conversaram com o jornalista Murilo Santos sobre a Reforma Política no Brasil. O programa está sendo reexibido pela TV Assembleia a partir desta quarta-feira, 27.
A discussão aborda temas como: financiamento de campanha, voto em lista; coligações, voto facultativo ou obrigatório; voto distrital ou voto distrital misto; eleições gerais e vários outros.
Para Mauro Rubem, existem quatro pontos fundamentais para uma Reforma Política ideal: Financiamento público de campanha; voto em lista para, segundo ele, fortalecer os partidos; participação igualitária de candidatos de ambos os sexos e eleições mais desburocratizadas.
Perguntado sobre a melhor forma de fazer a Reforma Política, Henrique Arantes disse que o representante legal para debater a aprovar as mudanças na legislação é o Congresso Nacional, mas reconheceu a dificuldade da instituição, uma vez que reúne parlamentares de várias tendências e opiniões, "por isso a demora em aprovar a Reforma da forma célere que a sociedade exige", afirmou o petebista.
O programa pode ser visto na programação da TV Assembleia, no canal 8 da NET ou através do Portal da Assembleia.