Ícone alego digital Ícone alego digital

Dia do Médico

20 de Outubro de 2014 às 21:39
Crédito: Sérgio Rocha
Dia do Médico
Homenagem ao Dia do Médico
Data foi comemorada com sessão especial na noite desta segunda-feira, 20. Iniciativa do presidente Helio de Sousa.

O Dia do Médico é comemorado dia 18 de outubro. Em homenagem à categoria que cuida da saúde da população, a Assembleia Legislativa realizou sessão especial, na noite desta segunda-feira, 20, por iniciativa do presidente de Casa, deputado Helio de Sousa (DEM), que também é médico.

"A Constituição de 1988, com a criação do SUS, possibilitou que o médico pudesse acumular empregos, mas este fato teve, como efeito colateral, a criação do chamado subemprego", afirmou o presidente em seu discurso.

Helio de Sousa pediu, ainda, a criação de Frentes Parlamentares, nas diversas esferas de Poder, com o objetivo de propor uma maior participação da Saúde no orçamento da União. "Para dar salários dignos aos médicos, o País deveria destinar 10% do PIB à Saúde", acrescentou.

Helio de Sousa sugeriu, ainda, a criação de uma Frente em Defesa da Saúde que pudesse concentrar as aspirações da classe médica. "Se não tivermos uma bandeira consolidada dos profissionais da saúde, não teremos espaço", disse.

Halim Antônio Girade, secretário de Estado da Saúde e representante do governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB), leu mensagem do chefe do Poder Executivo goiano, endereçada aos profissionais da Medicina atuantes no Estado.

"Nesta data, quero abraçar cada um dos médicos de Goiás, e reafirmar o digno trabalho que realizam. Goiás está investindo na valorização e formação dos profissionais, planejamento e, sobretudo, na humanização dos processos que buscam a melhoria do atendimento do cidadão", reza a mensagem.

Em seu discurso, Halim afirmou que Goiás figura dentre os poucos Estados que desfrutam de alta qualidade em sua atenção hospitalar, e reivindicou melhorias salariais para a categoria profissional que representa.

Outro convidado a subir à fazer uso da palavra foi o ex-secretário de Estado de Saúde, Antônio Faleiros Filho, que pediu maior participação do profissional de Medicina junto à sociedade.

"O médico é um profissional como qualquer outro, cheio de defeitos e virtudes, mas que abriga uma responsabilidade enorme”, refletiu. "Esse profissional deve, portanto, procurar ter uma maior participação no dia a dia da sociedade", afirmou, acrescentado, ainda, que os médicos ainda necessitam de maior reconhecimento.

Representantes da classe médica

Da tribuna, o presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás, José Silvério Guimarães, refletiu sobre a atual situação da Saúde no Brasil. Ele defendeu a realização de maiores investimentos em infraestrutura no setor, por parte do Poder Público.

"Os serviços de saúde complementar sofreram, nos últimos anos, um notável crescimento de demanda, ocasionado, especialmente, pela expansão da chamada classe média", afirmou, sugerindo, em seguida, a criação de novas de linhas de crédito exclusivas, destinadas a financiamentos no setor.

Em seguida, Salomão Rodrigues Filho, conselheiro efetivo do Conselho Federal de Medicina em Goiás, em um desabafo, lamentou o atual panorama da Saúde no Brasil. Ele criticou detalhes do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que, na sua avaliação, não obteve resultados significativos.

"O Governo Federal também é responsável direto pela precariedade dos serviços de saúde neste País", acrescentou."O paciente não quer apenas um , ele quer soluções", criticou, em alusão direta ao Programa Mais Médicos.

Salomão também pediu a criação de uma carreira de Estado destinada a médicos. "Este seria o caminho ideal para ampliar a presença de médicos em pequenas cidades", afirmou.

O conselheiro, contudo, celebrou a recente criação do Plano de Carreira dos médicos, no âmbito do Estado de Goiás. "Temos, ainda, muito o que agradecer ao doutor Helio de Sousa, que teve a capacidade de fazer tramitar com rapidez os projetos referentes à área da Saúde nesta Casa", acrescentou.

Mesa da solenidade

Compuseram a Mesa, ao lado do Presidente da Assembleia: o secretário de Saúde, Halim Antônio Girade, representante do governador Marconi Perillo (PSDB); o diretor do Centro Médico, Ricardo Paes Sandré, representante do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO); Salomão Rodrigues Filho, conselheiro efetivo do Conselho Federal de Medicina em Goiás; Erso Guimarães, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (CRM-GO).

E ainda: o representante do presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás, Alexandre Meneguini; o presidente da Associação Médica de Goiás, José Umberto Vaz; o presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás, José Silvério Guimarães.

Também marcaram presença: o ex-secretário Estadual da Saúde, Antônio Faleiros Filho; o representante do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, capitão Alexandre Gontijo Guimarães; Renato Rassi e Paulo Carneiro, respectivos assessores parlamentares dos senadores Cyro Miranda (PSDB-GO) e Eduardo Fleury (DEM-GO).

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.