Lincoln Tejota quer retomada da Bienal do Livro para estimular hábito da leitura
O deputado Lincoln Tejota (PSD) manifestou, em entrevista a Agência Assembleia de Notícias, a sua disposição de contribuir, no parlamento estadual, para que Goiás, num futuro bem próximo, possa ser consolidado como um Estado de muitos leitores. Lembrou que na data de hoje, 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro.
Lincoln Tejota adiantou que vai propor ao governador Marconi Perillo (PSDB) que retome a promoção da Bienal do Livro de Goiás. Segundo ele, trata-se de uma ação de responsabilidade social, no fomento à leitura e ao acesso ao livro e à literatura, ao conhecimento e à cultura, que obteve êxito em suas duas primeiras edições.
“Vamos propor também que a Semana Nacional do Livro, de 23 a 29 de outubro, seja comemorada no âmbito da Assembleia Legislativa de Goiás com eventos culturais que venham contribuir para incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento. Queremos contribuir para difundir o livro como base para a vida e divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização, bem como promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas”, disse o parlamentar.
Lincoln Tejota lembra que ler é, também, uma forma de diversão. No momento, o deputado está lendo o clássico "Moby Dick", romance do autor norte-americano Herman Melville, obra originalmente publicada em 1851. “Estou lendo também "All the light we cannot see" (Toda a luz que não podemos ver), do inglês Anthony Doerr. Trata-se de um best-sellers do "New York Times" sobre uma garota francesa cega e um menino alemão, cujos caminhos se chocam na França ocupada e como ambos tentam sobreviver à devastação da Segunda Guerra Mundial.”