Ícone alego digital Ícone alego digital

Iniciada a reunião da Comissão da Verdade José Porfírio de Sousa

07 de Novembro de 2014 às 09:09

Foi a aberta há pouco a reunião da Comissão Estadual da Verdade José Porfírio de Sousa, que está sendo presidida pelo seu vice-presidente, Jales Machado. Na mesa estão Fabrício Bonfim, secretário-executivo da Comissão, o procurador da República Wilson Rocha Assis, o deputado Mauro Rubem (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa de Goiá, Valterli Guedes, presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI), e João Silva Neto, ex-vereador, dentre outras personalidades.

Na  abertura do evento, o procurador Wilson Rocha afirmou que a elucidação dos crimes da ditadura é fundamental para a consolidação da democracia. "Não pode haver sombras no passado. A transparência é fundamental para a República.”

Wilson Rocha se comprometeu a apresentar para a Comissão, no prazo de até 15 dias, os documentos e oitivas de um caso ocorrido em Rio Verde. O membro do Ministério Público Federal disse que está preparando uma microfilmagem dos autos de investigação da época para apresentar à Comissão da Verdade.

Caso Rio Verde

No ano de 1973, os jovens Maria Augusta Thomaz e Márcio Beck Machado foram mortos e seus corpos ocultados. A suspeita é que os autores dos crimes seriam agentes da Ditadura Militar, dentre eles Epaminondas Nascimento, acusado de comparecer ao local e determinar a ocultação dos cadáveres.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.