Novo goiano
A Assembleia Legislativa de Goiás realizou na noite de segunda-feira, 17, no Plenário Getulino Artiaga, sessão especial de entrega de Título Honorífico de Cidadão Goiano ao professor Francisco Itami Campos. A homenagem foi indicação do presidente da Casa, deputados Helio de Sousa (DEM).
Da tribuna, o presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa (DEM), falou sobre o trabalho do professor Francisco Itami Campos, agraciado nesta noite com o Título de Cidadão Goiano.
"A entrega do título de cidadania é um reconhecimento que o povo de um lugar oferece a uma pessoa que exerceu ali sua cidadania e seus direitos políticos", afirmou o democrata.
"Itami Campos sempre foi goiano, e talvez o fosse antes de morar aqui", acrescentou, dizendo ainda que "o título nada mais é do que a escritura de goianidade que lhe faltava".
Formado em 1964, na primeira turma da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Ciências Sociais, Itami Campos também discorreu sobre sua experiência na área do ensino em Hidrolândia, bem como seus anos de magistério naquela universidade, e no Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica), de Anápolis.
"Gostaria de agradecer a todos - e em especial ao deputado Helio de Sousa, que proporcionou este momento tão especial", disse o novo cidadão goiano.
Sobre o homenageado
Itami Campos é Doutor em Ciência Política (1986) USP, Mestre em Ciência Política (1975) UFMG e Graduado em Ciências Sociais (1967) UFG. Ele é Professor Titular da UFG, aposentado. Diretor do Instituto de Ciência Humanas e Letras / Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia / UFG (1994-1998.
Atualmente ele exerce o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária no Centro Universitário de Anápolis (Unievangélica).
Livros publicados:
"Coronelismo em Goiás". 1.ª ed. Goiânia, Editora UFG,1983.
"Coronelismo em Goiás". 2.ª ed. Goiânia, Editora Vieira. 2003.
"Ciência Política, introdução à Teoria de Estado". Goiânia, Ed. Vieira, 2005;
"O Legislativo em Goiás" – volumes I, II e III (1.ª ED)
"Estabilidade, crises e democracia – Brasil: FHC a Lula (1995 a 2010)".Goiânia, Kelps, 2011.
"O Legislativo em Goiás. Livro I – História e Legislaturas". 2ª ed. Goiânia, Editora da Assembleia, 2011.
Mesa da solenidade
Compuseram a Mesa Diretiva, ao lado do presidente Helio de Sousa (DEM): o secretário de Estado do Governo, Joaquim Alves de Castro Neto, representante do governador Marconi Perillo (PSDB); o secretário de Estado do Governo Joaquim Alves de Castro Neto, representante do Governador em exercício do Estado de Goiás, José Eliton; o homenageado com o Título de Cidadão Goiano, professor-doutor Francisco Itami Campos.
E ainda: Carlos Hassel Mendes da Silva, reitor da Uni-Evangélica; o diretor da Faculdade Evangélica de Goianésia, José Mateus dos Santos; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Geraldo Coelho Vaz; e a acadêmica Maria Narcis Cordeiro, representante da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás.
Também estavam presentes: o presidente da Academia Goiana de Letras, Getúlio Targino Lima; e o assessor parlamentar Renato Rassi, representante do senador goiano Cyro Miranda (PSDB).