Presidente da Assembleia quer criar Museu do Legislativo
O presidente da Assembleia, deputado Helio de Sousa (DEM), quer criar o Museu do Legislativo goiano dentro da Casa, utilizando as fotos, documentos e outros materias coletados por um grupo de pesquisadores do Centro de Documentação, Informação e Memória (CDIM) da Universidade Federal de Goiás (UFG), que está trabalhando nesse resgate desde o ano passado.
Hélio de Sousa recebeu, recentemente em sua sala na Presidência, o diretor do Centro, Fausto Miziara, e a professora Ivanilde A. Junqueira, coordenadora de museologia da instituição. Eles vieram apresentar relatório de trabalhos realizados, até o momento, dentro do convênio firmado entre a Assembleia e a instituição de ensino para resgatar a memória do Legislativo goiano e implantar um plano de gestão de informação para a Casa.
Helio de Sousa sugeriu que todo esse material seja aproveitado para a criação de um espaço dentro do prédio da Assembleia, para que o público possa conhecer a história do legislativo goiano. Os documentos também serão disponibilizados no site da Casa.
Segundo o assessor de Educação e Cultura da Assembleia, Joel Santana Braga, a reconstituição da história do legislativo significa também o resgate da memória do Estado, pois um é caixa de ressonância do outro.
“A proposta da criação do museu pelo presidente Helio de Sousa vai deixar um legado para a Assembleia e para toda a população. Além de valorizar todos os parlamentares que passaram por aqui, o público também vai poder conhecer tudo o que aconteceu ao longo da história do poder legislativo”, disse o assessor.
Atas
A professora Ivanilda apresentou um pré-projeto com os resultados de pesquisa realizada por equipe sob sua coordenação nos livros de atas do Setor de Apoio Parlamentar. Este trabalho tem o objetivo de formar um banco de dados voltado para a orientação dos pesquisadores que buscam os arquivos da Alego.
Já foram analisadas as atas desde 1947, quando aconteceu a instalação da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás em prédio da Praça Cívica, até a ata da 23ª sessão extraordinária ocorrida na cidade de Goiás em 1961.
Também foi apresentado um relatório assinado pelos professores Denise Paiva Ferreira e Luiz Sérgio Duarte Silva sobre realização de depoimentos e entrevistas com ex-parlamentares. O documento mostra que, até o momento, sete ex-deputados foram entrevistados pela TV Assembleia, que exibiu trechos das gravações em sua programação. Ao final da pesquisa, todas as matérias serão disponibilizadas no Portal do legislativo goiano.
Outra atividade que vem sendo desenvolvida sob a responsabilidade dos dois pesquisadores é a organização de um banco de dados com a composição da Mesa Diretora e das Comissões Temáticas com vistas a organizar essa informação, que se encontra dispersa. Esse banco de dados poderá fornecer importantes informações sobre a atuação do poder legislativo em Goiás como uma rica fonte de pesquisa.
Multidisciplinar
Desenvolvido pela Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape), o projeto está sendo executado pelo CDIM. Segundo Fausto Miziara, a pesquisa conta com a participação de equipe multidisciplinar composta por nove pesquisadores de áreas como História, Arquivologia, Biblioteconomia, Sociologia, Gestão de Informação, além de 15 graduandos de cada um desses cursos. Também apoiam a iniciativa as Comissões Permanentes da Assembleia.
Segundo Joel Santana Braga, o hotsite com o conteúdo das pesquisas será alimentado à medida em que as informações forem sendo analisadas.
Miziara explica que as pesquisas sobre a história do Legislativo são abrangentes. No plano de gestão de informação serão considerados aspectos como o fluxo da informação, o perfil do usuário e entraves que possam dificultar o acesso aos conteúdos existentes. “Queremos disponibilizar as informações para o público, abrangendo desde a memória mais antiga, até informações produzidas hoje”, explica.
Ele informa ainda que a pesquisa compreende um levantamento de base documental e um banco de história oral, com depoimento de políticos, estudiosos e personagens que possam contribuir para o resgate da memória do Legislativo.