Audiência em Edeia
Presidente da Comissão da Criança e Adolescente (CCA) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado Carlos Antonio (SD) promove a segunda audiência pública regional nesta quinta-feira, 11, às 9 horas, no auditório da Câmara Municipal de Edeia. O objetivo é definir uma pauta de trabalho para os 17 municípios da região Sul do Estado junto aos Conselhos Tutelares e Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada um deles.
Carlos Antonio adiantou que a expectativa dele, bem como dos técnicos da CCA, é a melhor possível. "A experiência da primeira Audiência Pública Regional, realizada em Simolândia, com representantes dos 15 municípios da região Nordeste I, de acordo com o mapeamento em 18 regiões feito pela CCA, foi animadora. Tomamos importantes decisões conjuntamente com vistas a investir mais na causa da criança e do adolescente”, ressaltou o deputado.
“Nesse nosso segundo mandato de deputado estadual, queremos intensificar ainda mais nosso trabalho em defesa dos direitos da criança e do adolescente, por isso estamos buscando fortalecer nossas parcerias com os integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente em cada município goiano. Inclusive, já conseguimos estender essa parceria às Pastorais da Criança e pretendemos muito mais”, acrescentou o presidente da CCA da Alego.
Carlos Antonio adiantou que nessa Audiência Pública Regional, em Edeia, vai procurar saber quais são os principais problemas enfrentados pelos conselhos tutelares da região, haja vista que vai intensificar gestões junto aos governos estadual e federal para conseguir mais apoio para a causa da criança e do adolescente. “Inclusive, deflagramos uma campanha de combate a obesidade infantil, que vamos desenvolvê-la em parceria com todos os conselhos tutelares do Estado”.
Outros assuntos em pauta são o processo unificado de eleição para Conselho Tutelar, que está programada para o dia 4 de outubro de 2015; e a redução da maioridade penal. A questão salarial dos conselheiros tutelares também será avaliada devidamente com vistas a discutir um reajuste de acordo com a disponibilidade financeira de cada município.
O deputado está hipotecando também seu apoio pessoal a todo conselheiro tutelar que se dispuser a fazer curso superior, seja presencial ou semipresencial na Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Ele frisou que as audiências públicas que estão sendo marcadas para debater temas pontuais serão realizadas de tal forma que tenha condições de compatibilizar a agenda com municípios de outras regiões que terão ainda suas Audiências Públicas Regionais.
Carlos Antonio anunciou que está providenciando um local adequado para receber conselheiros e ex-conselheiros tutelares de todo o Estado, em Goiânia, a partir de março do próximo ano.