Crise Hídrica
O deputado José Nelto (PMDB) vai enviar ainda esta semana ao Governador um requerimento propondo a criação do Comitê Estadual da Crise Hídrica. O objetivo é tomar precauções contra os problemas que todo o País começa a enfrentar na área de abastecimento de água. “Não se sabe o tamanho da crise que vem por aí. Não podemos permitir a destruição das nascentes, rios, córregos e matas ciliares. O Governo não pode esperar que isso ocorra”, justificou o parlamentar.
José Nelto aproveita para fazer uma denúncia que considera grave. Ele afirma que os 20% de reserva legal exigidos pela lei para as propriedades rurais “existem apenas no papel” em Goiás. “Não está ocorrendo fiscalização. Quando a gente vai lá conferir, não existe a área. Está na hora do Ministério Público e dos órgãos do meio ambiente agirem”, sugere.
Em sua opinião, o consumo de água no Estado de Goiás tem de ser repensado, pois apenas uma pequena parte da água é destinada ao ser humano. A maior parte é consumida pela agricultura e indústria. Os índices no Brasil atualmente são de 70% destinados à agricultura, 20% para as indústrias e 10% para consumo direto da população.
Segundo José Nelto, o comitê será formado por representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de Ministério Público, Defesa Civil e entidades da sociedade civil organizada, como Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e universidades. Do governo estadual participariam Saneago e órgãos que cuidam do meio ambiente e agricultura. “A crise hídrica não tem partido político. É de responsabilidade de todos. Compete ao Governo tomar as decisões”, comenta o deputado.