Simeyzon destaca criação do jornal como fato histórico em Goiás
O deputado Simeyzon Silveira afirmou que a fundação do jornal Diário da Manha se trata de um marco histórico na imprensa goiana. O parlamentar discursou na sessão especial em homenagem aos 56 anos da publicação, realizada na noite desta segunda-feira, 9, no Plenário Getulino Artiaga.
"Não tenho dúvida que esta homenagem proposta pelo deputado Major Araújo é de consenso dos 41 deputados desta casa, em reconhecer a atuação do Diário da Manhã em Goiás”, afirmou o parlamentar que representou o autor da propositura.
O deputado emendou: “A liberdade, é bom lembrar, não nos foi dada. Ao contrário, a cada momento histórico tomamos um pouco dela. Nós, de fato, a conquistamos. A história da imprensa se confunde com esta luta em busca de direitos fundamentais. É a liberdade de imprensa o principal motor das transformações sociais.”
Simayzon destacou o espaço concedido pelo Diário da Manhã aos leitores, o caderno Opinião Pública. “O criador do caderno já havia entrado para a história por muitas coisas. E ninguém mais esperava que ele fosse trazer para a sociedade uma experiência tão marcante.”
O parlamentar contou ainda sobre a trajetória do fundador do jornal, quando foi preso no período da ditadura militar por crime de opinião. “O jornal Cinco de Março, de onde nasceria o Diário da Manhã, uma criação dos destemidos Batista, Consuelo Nasser e Telmo de Faria, é um grito dos estudantes que explode na aurora de novos tempos”, acrescentou.
O parlamentar finalizou o discurso dizendo: “Agradeço a Deus pela oportunidade de, várias vezes, tê-lo como interlocutor e poder aprender com você