Reunião com Deams
A presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), promoveu na manhã de quinta-feria, 9, a primeira reunião com os titulares das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams). O encontro é realizado no auditório Solon Amaral.
De acordo com a parlamentar, a reunião foi idealizada no sentido de reunir as principais reivindicações de todas as partes do Estado.
“Nós convidamos as delegadas que chefiam as Delegacias de Atendimento à Mulher em todo Estado de Goiás no sentido de levantar a real situação das delegacias da mulher em todo o Estado. E também colocar o nosso mandato e a Comissão de Segurança Pública da Assembleia à disposição para pensar ações que possam fortalecer as delegacias e a política de atendimento as mulheres em situação de violência. E, principalmente, a violência doméstica e o combate ao feminicídio em nosso Estado,” explicou a deputada.
Conforme a delegada Adriana Accorsi, nos últimos anos, os números têm crescido drasticamente. Ela disse que é um sinal de alerta que foi detectado em 2012, quando foi realizada uma CPMI nacional sobre a violência contra a mulher. Atualmente, Goiás ocupa o quarto lugar no ranking da violência contra as mulheres.
“Já a pesquisa referente ao ano de 2014, infelizmente nos levará a subir nesse ranking uma vez que tivemos um aumento de 150% no número de mulheres assassinadas em Goiás no ano de 2014. Essa estatística ainda não está pronta, mas nós sabemos que houve um aumento no número de casos,” declarou a presidente da Comissão de Segurança Pública.
Perguntada sobre as principais reivindicações, Accorsi disse que são várias e que conta com o apoio dos demais deputados da Casa de Leis e do líder do executivo estadual no sentido de viabilizar a resolução dos problemas.
“Nós entendemos que temos que agir para criar estrutura física e precisamos de mais servidores para atuar nessa área de combate à violência contra as mulheres. Também precisamos elaborar uma maneira de conscientização da própria população em relação a cultura machista existente em Goiás, que é sem dúvida a principal responsável por toda essa violência,” declarou Adriana Accorsi.