Ícone alego digital Ícone alego digital

Parceria

15 de Abril de 2015 às 17:07
Comissão da Criança e do Adolescente da Assembleia se reúne com Coordenação do Programa Educacional de Resistência às Drogas.

A Comissão da Criança e do Adolescente da Assembleia realizou uma reunião com a Coordenação do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), nesta quarta-feira, 15. O encontro teve início às 14 horas, no Quartel da Ajudância Geral – Centro de Policiamento Comunitário.

O intuito foi conhecer o trabalho desenvolvido pelo Proerd e firmar parceria com a Comissão. Estiveram presentes na ocasião os deputados Carlos Antonio (SD), que preside a Comissão, e Major Araújo (PRP).

Durante o encontro, Carlos Antonio propôs uma audiência pública para ouvir as demandas dos policiais militares capacitados pelo Proerd no Estado. A reunião ficou definida para acontecer dia 25 de maio, às 13h, no Auditório Costa Lima da Casa.

“A Assembleia, por meio da Comissão da Criança e do Adolescente, deseja uma maior proximidade com o Proerd. Nós queremos fazer com que o Estado possa investir cada vez mais. A princípio faremos o mapeamento estadual das demandas pois nem todo município tem a mesma situação de dificuldade. E então, levaremos as sugestões junto ao Governo para que possamos receber o benefício para facilitar o trabalho dos voluntários militares”, afirma.

Major Araujo disse que houve uma redução significativa no número de jovens envolvidos com drogas após frequentarem o curso ministrado pelo Proerd. “É um Programa bastante eficiente e muito importante. Que a Assembleia se envolva no sentido de ampliar este serviço”, completa.  

Atualmente o Proerd conta com aproximadamente 120 voluntários.  Em Goiás, o Programa já formou mais de 600 mil crianças. O corpo docente é composto por policiais militares voluntários, selecionados e submetidos à capacitação através de um curso específico. “Os voluntários passam por uma banca examinadora, composta por pedagogos, psicólogos e mestres do Programa, que analisam se o candidato está apto para se tornar instrutor”, explica a major Cláudia.

 

PROERD  

O PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com quatro currículos.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e famílias. O objetivo é prevenir o uso de drogas e a violência envolvendo estudantes, por meio do reconhecimento das pressões. Visa também minimizar o poder das influências diárias que contribuem ao uso de entorpecentes e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para evitar o envolvimento de jovens.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.