Situação de Maternidade
O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa deputado Gustavo Sebba (PSDB), visitou na manhã desta terça-feira 11 a Maternidade Dr. Adalberto Pereira, na cidade de Anápolis, o deputado Carlos Antonio (SD), também acompanhou a visita técnica.
A Comissão segue um roteiro de visitas técnicas que se estende para todo o Estado com a finalidade de identificar as reais necessidades de cada instituição. A Maternidade é uma entidade privada, filantrópica, conveniada com o Sistema Único de Saúde e já esteve prestes a fechar suas portas algumas vezes.
Por intervenção do Ministério Público teve sua gestão alterada e hoje conseguiu reverter a situação apesar de ainda enfrentar dificuldades. O médico cirurgião-pediatra e diretor clínico da Maternidade, Olegário Silva agradeceu a presença dos parlamentares.
“O que estamos vendo aqui hoje é algo inédito. Estamos longe do período eleitoral e recebemos a visita de dois deputados que têm condições políticas de auxiliar esse hospital, parabéns pela atitude”, enfatizou o médico.
O representante da Secretaria Estadual de Saúde, Tiago Silva também esteve presente e se comprometeu a analisar a situação junto ao secretário Leonardo Vilela, para que possa beneficiar a Maternidade.
Para o diretor-geral da entidade, Antônio Fernandes Jr., a visita da Comissão foi extremamente positiva. “Há muito tempo buscávamos esse apoio. E agora, através dos deputados vamos conseguir a sustentabilidade da instituição”, acredita.
Carlos Antonio parabenizou o colega parlamentar Gustavo Sebba pelo trabalho desenvolvido à frente da Comissão de Saúde. “Por ter um bom relacionamento com o Governador, o deputado tem conseguido muitos benefícios através da Comissão”.
O presidente da Comissão, deputado Gustavo Sebba evidenciou o trabalho humanizado que os profissionais da Maternidade desenvolvem. Segundo ele, esse atendimento qualificado faz toda a diferença. “Este atendimento humanizado, principalmente às pessoas mais carentes, que chegam aqui sem um exame pré-natal e encontram todo respaldo, com profissionais preparados, é muito importante no trato com o paciente".
O parlamentar comentou ainda sobre a atual crise econômica que o país atravessa e que afeta também a área da saúde. Segundo ele houve um corte de quase R$ 12 milhões nessa área e a expectativa para o próximo ano não é muito animadora.
Ao encerrar a visita Gustavo Sebba disse que “viemos conhecer a realidade para através da Comissão, intermediar diálogos e buscar mais melhorias, usando a prerrogativa da Assembleia enquanto parlamentar”, explica.
Dificuldades
Trata-se de uma entidade filantrópica com dificuldade de gerir o repasse, que é insuficiente, e muitas vezes tem que recorrer a financiamentos, o que aumenta o débito da instituição.
A casa não tem apoio do Governo do Estado. Atualmente somente o município tem auxiliado. A Maternidade atende, em sua maioria, pessoas de baixo poder aquisitivo.