Frente a Frente
Os deputados Lissauer Vieira (PSD) e Renato de Castro (PT) debatem, no Programa Frente a Frente, da TV Assembleia, os desafios do agronegócio, investimentos do Governo Federal e Estadual, problemas enfrentados na época de plantio, privatização ou não da Celg e a questão de produtor rural e meio ambiente. O programa é comandado pelo Jornalista Murilo Santos.
Lissauer aborda os investimentos do Governo Federal, enaltecendo o trabalho da Ministra da Agricultura, Kátia Abreu. Segundo o parlamentar ela tem cobrado das grandes instituições financeiras uma forma do dinheiro chegar aos grandes produtores, que são os maiores responsáveis por esse setor e parabeniza o Governador Marconi Perillo (PSDB), pelos grandes investimentos feitos nas rodovias do Estado , visando uma melhora no escoamento da produção e em consequência o crescimento do agronegócio.
O deputado do PSD também fala sobre o Plano de Safra 2016, cujo prazo de pagamento foi ampliado para cinco anos e diz que isso vai ajudar muito a vida do produtor rural, porque segundo ele “O produtor precisa de tempo, de investimento e de colher os frutos do que ele investiu, para até mesmo poder arcar com o pagamento de empréstimos", salienta.
Renato concordou com Lissauer quando se falou dos investimentos do Governo Federal e disse que foram destinados mais de 180 bilhões em crédito para esse setor, e do mesmo modo Lissauer concorda que a agricultura é um planejamento a longo prazo, que ela precisa desse alto investimento. Já quando o assunto foi à privatização ou não da Celg ambos tiveram opiniões diferentes sobre o tema.
O petista disse, que quando se trata de energia, a qualidade dela na fazenda tem que ser a mesma do que ela apresenta na cidade, seja para refrigeração de leite, para manter uma granja aquecida, entre outros fatores. E defende a Celg sendo gerenciada pelo Governo Federal, salientou que nesse pouco tempo que o Governo está à frente da empresa, já se melhorou muita coisa em relação aos últimos 10 anos.
Já o deputado Lissauer defende a privatização, abordando que com energia de qualidade produzindo mais, ela tem tudo para crescer. O deputado cita o exemplo das telefônicas no país que se expandiram e melhoraram seus serviços após a privatização. Ressalta que com o Governo Federal à frente da Celg se melhorou muito, mas está longe de chegar ao ideal.
Para a última parte do programa, ambos fizeram pergunta um ao outro abordando o tema produtor rural e meio ambiente. Tanto Renato, quanto Lissauer tiveram pontos de vista semelhantes, salientando que a questão principal é saber casar bem as duas coisas. Para eles é preciso que ambientalistas e agricultores caminhem juntos.
Eles manifestaram preocupação com os defensivos agrícolas mas, acreditam que o desmatamento ainda é o maior problema. Citam como forma de buscar essa melhora, os novos investimentos que, inclusive, estão sendo feitos através das novas tecnologias no meio agrícola.
Sobre o papel da Assembleia neste setor, Lissauer aborda que tem que haver uma união entre a Comissão de Agricultura e a Comissão do Meio Ambiente juntamente com as instituições como a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG).
Renato enaltece essa união para um desenvolvimento ainda maior da Agricultura, pois segundo ele “quando ocorrem momentos de crise a economia abraça o agronegócio pois sabe que este é um setor que corresponde as expectativas” finaliza.
O Programa Opinião vai estar na grade de programação da TV Assembleia a partir desta quarta-feira, às 19h30 e pode ser assistido pelo canal 8 da NET ou pelo Portal da Casa.