Começa em instantes convenção da Frente Parlamentar Pró-Criança e Adolescente
A Sala de Reuniões da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), em Brasília, já está preparada para a primeira convenção da Frente Parlamentar de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente neste ano. O evento, que será presidido pelo deputado Carlos Antonio (SD), presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa de Goiás e idealizador e primeiro presidente da Frente, tem início programado para 9 horas.
Já começam a chegar no prédio da Unale, Edifício Athenas, deputados estaduais de todo o Brasil, convidados por Carlos Antonio. A reunião tem o objetivo de retomar as atividades da Frente Parlamentar, a qual propõe oportunizar o compartilhamento de ações desenvolvidas em cada Estado pela promoção e defesa dos direitos infanto-juvenis e discutir os avanços alcançados e as dificuldades que devem ser vencidas. Para o encontro também está prevista a definição de uma agenda de atividades e mobilizações a serem desenvolvidas na atual Legislatura.
O deputado Lídio Lopes, do novo Partido Ecológico Nacional (PEN), do Mato Grosso do Sul, presidente da Comissão de Direitos Humanos, mas que sempre atuou em defesa dos direitos da criança e adolescente, foi o primeiro a chegar.
A Frente Pró-Criança e Adolescente foi criada em junho de 2011, durante o Primeiro Encontro de presidentes de Comissões Legislativas Estaduais de Promoção e Defesa dos Direitos deste grupo realizado em Goiânia. Na ocasião, foi escrita a “Carta de Goiânia”, cujo intuito era o de estabelecer relações e fortalecer as ações dos deputados estaduais e de suas comissões.
Após a reunião em Brasília, o deputado Carlos Antonio se dirige à cidade de Formosa, onde promove reunião da CPI que investiga casos de violação de direitos de crianças e adolescentes, notadamente abuso sexual, exploração do trabalho infantil e adoções irregulares no Estado, com participação de representantes da região Nordeste, sobretudo de conselheiros tutelares.