Doação de Sangue na Alego
Ao encerrar a terceira edição da Campanha de Doação de Sangue da Assembleia Legislativa foram contabilizadas 91 doações. Na primeira edição foram 64 doações, na segunda 139. A iniciativa foi da Mesa Diretora da Casa, Diretoria Geral, Secretaria de Recursos Humanos e Divisão de Saúde e Promoção Social.
A ação é resultado da parceria entre a Alego e Hemocentro. A unidade móvel ficou estacionada em frente a Casa Legislativa recebendo os doadores de sangue durante toda quarta-feira, 23.
O presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (DEM), disse que a combinação de saúde e social sempre resulta em sucesso. “A doação é um ato gratificante, é um privilégio para a pessoa que doa poder salvar vidas através da doação. Essa campanha mostra o lado social e humanitário da Assembleia e a responsabilidade que temos com a sociedade”, ressaltou.
Todo o sangue doado foi separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros) podendo assim beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes serão distribuídos para os hospitais da cidade para atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.
Para a representante do Hemocentro, hematologista Francielle B.M. Cândido, o que a sociedade deve ter em mente é que quem vai precisar pode ser um de nós. “Dependemos da boa vontade do doador e estamos tentando a conscientização da população quanto a doação regular. O doador regular favorece um sangue de boa qualidade”, considera.