Césio-137 e o trabalho da PM
A Assembleia Legislativa promove, através do deputado Major Araújo (PRP), audiência pública com o tema: “Césio-137 e o Ato de Bravura dos Militares”. O evento será realizado nesta segunda-feira, 28, às 14h, no Auditório Solon Amaral da Casa de Leis.
Para participar do encontro foram convidadas pessoas que estiveram presentes no maior acidente nuclear do mundo ocorrido em setembro de 1987 em Goiânia.
O acidente
O acidente radiológico de Goiânia, conhecido como acidente com o Césio-137, foi um dos mais graves casos de contaminação por radioatividade ocorrido no país. A contaminação teve início em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em uma clínica radiológica foi encontrado em um prédio abandonado, no centro da cidade .
O instrumento foi encontrado por catadores de um ferro velho do local, que entenderam tratar-se de sucata. Foi desmontado e repassado para terceiros, gerando um rastro de contaminação, o qual afetou seriamente a saúde de centenas de pessoas. O acidente foi classificado como maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares.