Homenagem à Saúde
Trinta e um profissionais da saúde foram homenageados durante sessão especial desta sexta-feira, 25. Eles receberam certificados pelos relevantes serviços prestados à sociedade goiana e ao Estado de Goiás. A homenagem foi de iniciativa do deputado Marlúcio Pereira (PTB).
Entre os homenageados destaca-se o cirugião pediátrico Zacarias Calil, do Hospital Materno Infantil. O médico é um dos profissionais goianos da medicina mais conhecidos em outros Estados e ganhou notoriedade por realizar as complexas cirurgias de separação de gêmeos siameses.
A mesa diretora dos trabalhos foi presidida pelo deputado José Vitti (PSDB), juntamente com o secretário extraordinário de Estado, Antônio Faleiros Filho (PSDB), representando o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Também estavam na mesa homenageado o cirurgião pediátrico do Hospital Materno Infantil, Zacharias Calil Hamú; o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela (PSDB); a coordenadora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), professora Eliana Maria França Carneiro e o assessor parlamentar Admilson Queiroz, representando o senador Wilder Morais (DEM).
Para Marlúcio, doutor Zacharias é um médico visionário e apaixonado por aquilo que faz, e chama a atenção pela sua conduta e brilhantismo com que atende as crianças. “Aqui está um pequeno exército que faz uma diferença enorme em nossa medicina, soldados que têm a missão de vencer uma batalha sofrida, de pais que além do sofrimento de seus pequeninos carregam a esperança”, evidencia.
Ao iniciar seu discurso, o principal homenageado da sessão especial desta sexta-feira 25, médico Zacharias Calil Hamú, revelou se sentir importante na tribuna do Plenário da Assembleia e brincou sobre quem sabe um dia ser deputado e brigar pela construção de um hospital pediátrico em Aparecida de Goiânia.
“Formei em 1981 pela UFG, fiz internato no Materno Infantil, na época Goiânia tinha cerca de 680 mil habitantes. Hoje tem cerca de 2 milhões de habitantes e o Hospital continua do mesmo jeito, com uma estrutura pequena”, reivindicou.
Durante a cerimônia, que aconteceu no Plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa de Goiás, foram entregues certificados a todos os homenageados.