Apresentadas sugestões de apoio aos militares envolvidos no acidente com o Césio
Em audiência pública que debate a atuação dos militares no acidente com o Césio-137, os debatedores fizeram sugestões ao propositor do debate, deputado Major Araújo (PRP), para promover o reconhecimento por bravura dos militares que integraram as frentes de serviço para conter a contaminação radiológica.
Foi sugerido que a Assembleia instale uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a situação das vítimas, se estas têm recebido a devida assistência do Estado.
Segundo os debatedores, é necessário argumentar com as autoridades que, legalmente, não existe a vinculação de reconhecimento por Ato de Bravura com a pensão concedida pelo Estado.
Major Araújo achou interessante a proposta de se instalar a CPI, mas que esta não depende apenas dele, mas da assinatura de outros deputados, fato que pode encontrar obstáculos.
O deputado informou que tem promovido iniciativas de apoio à categoria mas aponta a omissão do Governo.
Ele quer que os militares se mobilizem para acompanhar, na Assembleia Legislativa, a tramitação do projeto de lei que aumenta a pensão dos militares que atuaram no acidente do Césio-137. De acordo com ele, a pressão é fundamental para que a matéria seja aprovada pela Casa.
"Vamos persistir nessa luta até que as reparações sejam feitas", declarou o parlamentar que é militar de carreira.